Alunos da rede municipal fazem exames de vista e recebem óculos de graça

Cerca de 400 alunos rede municipal de ensino participaram das ações do programa “De Olho no Futuro”, projeto desenvolvido pelo Instituto Unimed Vitória. O programa oferece de forma gratuita aos alunos a oportunidade de fazer um diagnóstico precoce e descobrir eventuais problemas de visão, como dificuldade em enxergar e vista cansada, entre outros diagnóstico. Dessa consulta foi identificado que 67 alunos precisam de óculos, 13 alunos apresentam problema de visão grave e três com baixa visão.

A equipe do programa esteve na última semanas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Marcílio de Noronha e Dr. Arcílio Tononi, em Marcílio de Noronha e Primavera respectivamente, onde, todos os estudantes, passaram por uma triagem para verificar a necessidade de uma consulta para identificar algum possível problema de visão.

No local foi montada uma grande estrutura para atender todos os estudantes das unidades de ensino escolhidas para o atendimento. Em uma das salas os alunos recebiam a aplicação do colírio, em uma outra passavam pelo teste de acuidade visual e, em consultório móvel, montado em um ônibus com os aparelhos oftalmológicos, onde eram feitos os exames de vista. Nos alunos que eram identificado a necessidade da utilização do óculos, o mesmo já era montado na hora.

De acordo com a gestora de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti, nos estudantes que foram identificados com alguma outra necessidade, serão encaminhadas para Secretaria de Saúde do município para tratamento. “Faremos um acompanhamento destes estudantes, e caso seja necessário eles passarão ser atendidos pela equipe de Educação Especial do Município”, destacou.

“De olho no Futuro”

O programa “De Olho no Futuro” existe desde 2003 e já atendeu mais de nove mil estudantes. O programa recebe o nome do médico oftalmologista cooperado da Unimed Vitória, Ubirajara Moulin de Moraes, um dos idealizadores e entusiastas do programa.

Por ele já foram triadas mais de 50 mil crianças e prescritos mais de cinco mil óculos.  Neste ano, serão realizados sete mutirões de atendimentos em escolas de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Aracruz, dos dias 22 a 30 de maio. Em cada unidade escolar, serão atendidos em média 300 alunos, sendo 150 em cada turno.

Informações à População

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br