Escolas de Viana participam de jornada sobre educação alimentar

Para proporcionar uma alimentação saudável e de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino, Viana está participando da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação. O projeto também visa dar visibilidade às ações já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Duas escolas do município estão participando da jornada: os Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) Adélia de Oliveira Souza, de Areinha, e o Calypio Siqueira Rocha (Marcílio de Noronha). Diretores, alunos, professores, pedagogos, merendeiras, pais, nutricionistas e demais colaboradores serão envolvidos.

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é composta de quatro etapas, que serão realizadas entre os meses de maio e outubro deste ano. São elas: Comida de verdade na escola, Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar, Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil, Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender.

A cada etapa cumprida dentro do prazo estabelecido, será liberada uma peça de quebra-cabeça. No final da Jornada, os participantes completarão o “Selo de participação da Jornada de EAN”. Serão entregues também certificado de Menção Honrosa nominal para o nutricionista, diretor da escolar e o coordenador da Jornada; kit com publicações sobre Alimentação Saudável e a divulgação da ação de EAN em publicação do FNDE produzida em formato digital, no ano de 2019.

“A Jornada representa uma excelente oportunidade para promoção de saúde dos alunos através do desenvolvimento de práticas de alimentação saudável, visando a promoção de autonomia para escolhas alimentares conscientes”, afirmou a nutricionista e coordenadora de Alimentação Escolar Mariama Carneiro Figueiredo.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br