Quer reciclar? Tem coleta seletiva porta a porta em Viana!

Depois de tomar um suco que se compra em caixinha, comer um biscoito que vem em embalagem plástica ou tomar um refrigerante na latinha ou na garra pet, a pergunta que deveria vir após o consumo deveria ser: O que fazer com essas embalagens? Sabe-se que a maioria vai para o lixo convencional e, consequentemente, polui o meio ambiente. Mas essa atitude pode ser sustentável quando se tem para onde ou para quem destinar estes materiais. Em Viana, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi) faz este trabalho em parceria com a Prefeitura de Viana, da coleta seletiva porta a porta.

Quem já tem a consciência e o comprometimento ambiental pode ajudar, já separando o plástico, a garrafa e o papel, por exemplo, para o recolhimento porta a porta feito pelos integrantes da Associação. Empresas, casas e comércios podem aderir e separar o lixo seco que a Ascamavi recolhe e leva para o galpão da associação que fica em Nova Bethânia. Toda segunda e quinta, pela manhã, as integrantes do grupo percorrem a região da Grande Bethânia (bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia e Vila Bethânia) para o recolhimento.

Lá, elas utilizam esse material bruto também para confecção de outros produtos. “Além da venda do material bruto, o artesanato é uma das formas que o grupo da Ascamavi começou a utilizar para a destinação dos materiais. Elas ainda não estão vendendo os produtos”, disse a gestora de Educação Ambiental Cintia Cândido Mendes.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Viana, Edinho Maioli, a Coleta Seletiva é uma etapa fundamental para efetivação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos na cidade. “É por meio dele que os resíduos recicláveis são separados dos demais resíduos inibindo, assim, o descarte irregular desse material”, enfatizou.

Quem quer aderir à coleta porta a porta pode acionar a equipe da Ascamavi pelos telefones 99847 0189 / 99733 7191 ou diretamente com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente no 3255 1465.

O que é reciclável?

São aqueles materiais que, após sofrerem uma transformação física ou química, podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria prima de outros materiais para finalidades diversas.

Quais são os materiais que não podem ser reciclados?

-lixo Orgânico: restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, etc;

-rejeitos: lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc;

-resíduos contaminantes específicos como pilhas e baterias;

-resíduos hospitalares: algodão, seringas, agulhas, gaze, ataduras etc;

-lixo químico ou tóxico: embalagens de agrotóxicos, latas de verniz, solventes, inseticidas etc.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br