Segurança: Viana reduz 55% dos casos de homicídios

Viana marca mais um período com redução dos índices de homicídio.  Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), o município reduziu em 55% os índices de homicídios em comparação aos cinco primeiros meses de 2017. De janeiro a maio do ano passado, nove ocorrências foram registradas contra apenas quatro no mesmo período de 2018.

A informação esteve em pauta, na segunda-feira (04), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada com o prefeito Gilson Daniel e representantes da 11ª CIA Independente da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Além da queda nos casos de homicídios, o município ficou, também, o período de fevereiro a maio deste ano sem nenhum caso de assassinato.

Para o prefeito Gilson Daniel a redução nos casos de homicídio é reflexo do trabalho realizado pelas Polícias em parceria com a Prefeitura. Além das ações rotineiras, o município conta, ainda, com ferramentas que auxiliam na prevenção, repressão e investigação dos casos, como a Central de Videomonitoramento. “Os números apontam que a parceria com as instituições de segurança e os esforços para levar mais segurança para à população estão dando resultados”, acrescenta o prefeito.

Reunião GGIM

O grupo se reúne todo mês e discute uma pauta ampliada da segurança, que envolve prevenção, repressão e investigação. Durante as reuniões são apresentados alguns resultados das ações já desenvolvidas pela Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros na área de segurança pública, bem como o planejamento das instituições envolvidas.

Câmeras de Videomonitoramento

As 40 câmeras, instaladas em diversos pontos do município e, inclusive, em alguns trechos da BR, visam reduzir a criminalidade contribuindo com o trabalho da Polícia Militar.

Áreas de Lazer e Iluminação

A revitalização das praças, com reformas, construção de playground e luminosidade mais eficiente  são ações voltadas, também, para proporcionar maior segurança a estes espaços públicos. "A Prefeitura também já construiu praças em terrenos que antes eram baldios, como em Areinha, por exemplo, humanizando as áreas e levando as famílias para a praça do bairro", disse o prefeito Gilson Daniel. Além disso, câmeras da Central de Videomonitoramento também auxiliam na segurança das praças.

A melhoria da iluminação pública também é uma das ferramentas de prevenção, por meio da substituição de luminárias de sódio por luminárias de vapor metálico, garantindo maior luminosidade em diversos bairros.

Informações à População

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540