Atividade lúdica auxilia atendimentos a paciente do Programa Saúde Mental

Para que cheguem ao consultório médico mais tranquilos e, com isso, tenham uma melhor relação médico e paciente, o Núcleo de Saúde, em Viana Sede, implementou uma novidade: uma sala de atividades lúdicas para pacientes do Programa de Saúde Mental. A sala funciona dentro do Núcleo e lá os pacientes aguardam fazendo pinturas e outras ações que visam criar um ambiente que é estímulo a um tratamento mais eficiente.

Nilcéia Dias Chagas é mãe de Daniel, de 12 anos, que faz o acompanhamento no Núcleo de Saúde, em Viana Sede. Para ela, essa sala ajudou muito. “Eu acho que essa sala de atividade ajuda a distrair o meu filho, enquanto espera atendimento e complementa ao tratamento que é feito”, afirmou.

Contato com o desenho após 30 anos

Diferente de Daniel, que está em fase escolar, Rita de Cássia Moreto não tinha contato com desenho e pintura há mais de 30 anos. Ela faz acompanhamento no Núcleo e aceitou o convite para ir até a sala de atividades. “Tinha mais de 30 anos que eu não pintava, eu gostei de pintar quando estava aguardando para ser atendida e, aqui na sala, o tempo passa mais rápido e nos deixa mais traquilos até para a consulta que será feita”, destacou.

A gerente do Programa de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Elisnalva Suzano Ferreira,  afirma que outras atividades serão incluídas na sala de atividades. “Para este primeiro momento, nós experimentamos a pintura, por ser algo que a maioria gosta, mas estamos pensando em artesanato para que eles possam desenvolver aqui e, para que também, possam fazer em casa”, destacou.

Atendimento

O atendimento é agendado em dois blocos. Os pacientes do primeiro horário são atendidos de 7 às 9 da manhã e, em seguida, o segundo horário é de 9 às 11 horas. Enquanto aguardam o atendimento eles podem ir para a sala de atividades.

De acordo com a gerente do Programa de Atenção Básica Elisnalva Suzano Ferreira esse trabalho é inédito no município, e tem como objetivo ajudar o paciente. “Nosso objetivo é deixar que os pacientes estejam tranquilos na hora de serem atendidos pelo médico, convidamos eles para a sala de atividades para se distraírem, enquanto não são chamados para a consulta”, afirmou.

Informações à População

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br