Meio Ambiente promove workshop sobre Cidades Educadoras

Dando prosseguimento a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu nesta quarta-feira (06) o Workshop “Cidades Educadoras”. O evento foi realizado no Centro de Educação Ambiental Rota das Garças, em Viana Sede, e contou com a participação de representantes das secretarias municipais.

O workshop teve como objetivo apresentar aos presentes o conceito de Cidade Educadora - uma cidade cujo governo e sociedade buscam identificar e desenvolver as potencialidades educadoras da cidade, que compreende os espaços públicos como espaços de convivência e educadores e que pensa a cidade para pessoas, inclusive do ponto de vista da sustentabilidade – e discutir com as secretarias quais medidas cada uma delas podem tomar.

As secretarias participantes realizaram um diagnóstico preliminar de ações realizadas para a promoção da qualidade de vida da população e que possuem um componente educacional. Inicialmente, foram identificadas 56 ações que se multiplicaram à medida que se desagregaram por equipamentos públicos, como a quantidade de escola, unidades de saúde, parques, praças e Centro de Educação Ambiental dentre outros.

“O papel da prefeitura, enquanto indutora de Políticas Públicas, exerce de forma consciente um papel como agente protagonista de processos educacionais, envolvendo a coletividade na promoção e exercício da cidadania e fomentando na população um comportamento coletivo de que uma cidade educadora é responsabilidade de todos” afirmou o coordenador técnico da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Ramires Brilhante, que ministrou o workshop.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Edinho Maioli, o conceito de Cidade Educadora tem tudo a ver com a as ações desenvolvidas pela atual gestão. “A cidade de Viana cresce e entendemos ser fundamental o desenvolvimento de uma Cidade Educadora, que pensa políticas públicas de uma maneira mais ampla e que aponta para um modelo sustentável de vida”, afirmou.

Programação Semana do Meio Ambiente

A Semana Municipal de Meio Ambiente segue até o dia 13. Durante esses dias, diversas atividades de conscientização ambietal serão realizadas com os alunos da rede municipal de ensino. Além das atividades, no dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, será divulgado o resultado do III Concurso de Desenho para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

Durante a programação, os estudantes irão participar de palestras educativas no Centro de Educação Ambiental Rota das Garças sobre sustentabilidade, meio ambiente  e irão visitar o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Jacuném, em Serra. As atividades serão desenvolvidas pelas equipes da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Programação:

06/06 (Quarta-feira)
19h - Palestra sobre resíduos sólidos na EMEF Constantino José Veira para alunos da Educação Jovens e Adultos (EJA)

07/06 (Quinta-feira)
10h - Premiação dos vencedores do Concurso de Desenhos, no Gabinete do prefeito.

19h - Palestra sobre resíduos sólidos na EMEF Constantino José Veira para alunos da Educação Jovens e Adultos (EJA)

08/06 (sexta-feira)

11/06 (segunda-feira)

12/06 (Terça-feira)

13/06 - (Quarta-feira)
- Visita ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Jacuném, em Serra.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Naiara Gomes