Viana vai representar a Região Metropolitana em Congresso Nacional de Secretarias de Saúde

Viana foi selecionada para representar a Região Metropolitana do Espírito Santo no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado nos dias 25 a 27 de julho em Belém, no Pará. Na ocasião, mais de 5 mil municípios conhecerão as ações realizadas pelas equipes de saúde vianenses para melhorar a qualidade técnica dos encaminhamentos de pacientes às consultas e exames especializados.

A seleção foi feita no IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, realizado nesta quinta (07) e sexta-feira (08) em Linhares.  Ao todo, 16 trabalhos foram apresentados, entre eles o “Apoio Matricial da Regulação: Uma Metodologia para o Acesso às Consultas e Exames Especializados”, desenvolvido pelos servidores Heraldo Lemos Gonçalves, Sonia Maria da Silva Balestreiro e Márcia Regina Sfalsin Coutinho.

Segundo Sonia Maria da Silva Balestreiro, gerente de Regulação, Avaliação e Controle do município, o apoio matricial é uma metodologia realizada no município desde janeiro deste ano. O objetivo é qualificar melhor os encaminhamentos para as especialidades, exames e consultas médicas realizadas nas unidades básicas de saúde do município. Isso está sendo realizado a partir do intercâmbio entre as equipes de regulação, atenção básica e da especializada.

“Fazemos uma roda de conversa com todos os profissionais das unidades e passamos orientações sobre a prescrição de medicamentos, encaminhamento de consultas, exames, etc”, afirmou.

Esse intercâmbio é realizado semanalmente em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades existentes no município de Viana. Para Sônia, apresentar as experiências obtidas tanto no congresso estadual quanto nacional é muito importante para que mais equipes de saúde de vários municípios possam ter acesso à ela para uma implementação da mesma no futuro.

“Algumas equipes de outros municípios já me procuraram durante o congresso e virão até Viana para conhecer de perto o nosso trabalho”, relatou a gerente de Regulação, Avaliação e Controle.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br