Formalização como Microempreendedor auxilia na abertura de novos negócios

Leodimar Rodrigues da Silva já sabia fazer pães, graças a uma experiência de trabalho em uma padaria. Desempregado, o morador de Piapitangui, comunidade rural de Viana, aproveitou a experiência e começou a fabricar pães em casa mesmo e vender para os parentes e vizinhos. A clientela cresce, agora, com a formalização como Microempreendedor Individual. Leo, como é conhecido, tem levado seus produtos para feiras, como a Feira do Microempreendedor, realizada periodicamente pela Prefeitura.

Leodimar faz parte dos mais de cinco mil MEIs, que hoje comvimentam 54% da economia local. Como MEI, Leodimar passou a ter benefícios que contribuem para a melhoria do seu negócio, como a compra de matéria-prima na produção dos pães, assim como outros microempreendedores que trabalham com alimentos.

Foi com a equipe do Centro do Empreendedor da Prefeitura que o morador teve acesso a essas informações e se formalizou na hora certa, na última semana quando teve a oportunidade de participar da 2ª Feira do Microempreendedor Individual (MEI) de Viana, em Viana Sede, e se destacou entre os comerciantes da feira.

“Eu vendi muito bem e saí da feira muito satisfeito, foi um incentivo e tanto para quem está começando como eu. Agora, continuo a minha produção trabalhando firme para ampliar as vendas”, disse.

Benefícios

Entre os benefícios de se tornar um MEI está a emissão de nota fiscal e a criação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o que permite ao pequeno empreendedor comprar seu material com preço menor. Além dos benefícios para o próprio negócio os benefícios também são previdenciários. O MEI passa a ter os auxílios doença, reclusão, maternidade e aposentadoria.

Como fazer o cadastro?

Os interessados em formalizar o seu empreendimento devem comparecer ao Centro do Empreendedor, localizado em Marcílio de Noronha, com a cópia simples dos documentos pessoais, comprovante de residência e capa do IPTU.

Maikon Linhaus, do Centro do Empreendedor, destaca que se o comércio não for atividade de risco, o proprietário já sai regularizado por 180 dias. Após esse prazo, o dono do negócio deve comparecer à Prefeitura para reativar o alvará de funcionamento.

Nossocrédito: saiba como realizar o financiamento

No primeiro crédito, o Programa Nossocrédito, que também é ferramenta importante para alavancar os negócios, o valor máximo solicitado é de até R$ 7.500,00. Para obter o financiamento, é necessário ter boas referências pessoais, estar com o nome limpo no SPC e Serasa.

O empreendimento precisa de, no mínimo, seis meses de funcionamento e é necessário residir há pelo menos dois anos no município. O ganho bruto do último ano tem que ser inferior a R$ 240 mil. É necessária a apresentação de dois avalistas com renda comprovada, podendo ser parente de primeiro grau.

1) Novas taxas de juros para Capital de Giro:

Para valor de financiamento entre R$ 200 a R$ 15 mil:
a) Prazo: até 12 meses. Juros: 1,10% a.m.
b) Prazo: de 13 até 24 meses. Juros: 1,50% a.m.

2) Novas taxas de juros para Investimento Fixo (Equipamentos e reformas):

Para valor de financiamento entre R$ 200 a R$ 20 mil:
a) Prazo: até 12 meses. Juros: 1,10% a.m.
b) Prazo: de 13 até 30 meses. Juros: 1,50% a.m.

Programa Gerar

O Programa Gerar é o que tem apontado para estes caminhos de desenvolvimento dos pequenos negócios, por meio das qualificações oferecidas gratuitamente. Como um braço deste trabalho, o Programa Viana Empreendedora fomenta os pequenos negócios por meio das ações desenvolvidas no centro do empreendedor.

Serviço:

O Centro do Empreendedor está localizado na Avenida Vitória, nº18, bairro Marcílio de Noronha.

Contato: 3343-3096

Funcionamento: O horário para atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Andressa Mota