Igreja Nossa Senhora da Conceição: história e cultura no ponto de partida do Viana Bike

Da BR é possível ver as palmeiras imperiais e, em seguida, as torres irmãs da Igreja Nossa Senhora da Conceição se destacam em tons de rosa e branco. A matriz está localizada no centro de Viana Sede. É de lá que vão sair ciclistas para o 2º Passeio Viana Bike, que será realizado no próximo dia 25, às 8 horas.

A igreja é o ponto de partida e, também, de chegada dos ciclistas. No trajeto, será possível conhecer um pouco dos Circuitos Turísticos de Viana que estão divididos em cinco circuitos Religioso, Cultural, Agronegócio, Aventura e Gastronômico.

História

Um dos principais monumentos históricos de Viana, a Igreja Nossa Senhora da Conceição situa-se no centro do município. É um monumento de arquitetura barroca, construído no período de 1815 a 1817 pelos colonos açorianos.

A primeira missa foi celebrada em 24 de junho de 1816 e a inauguração solene da igreja foi em 1817. O tombamento da igreja foi em março de 1983 pelo Conselho Estadual de Cultura, tendo, assim, reconhecida sua importância para o patrimônio histórico e artístico do Estado.

Viana Bike

Para os pedaleiros mais experientes, o passeio pode seguir de Araçatiba para Pedra da Mulata, Peixe Verde, retornando para Viana Sede. De Araçatiba, o 1º Passeio Viana Bike seguirá para um trecho mais denso, com algumas subidas até à Igreja de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e, até à Igreja de Peixe Verde, retornando, finalmente, à Sede do município, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Com estre trajeto, o percurso completa 46 Km.

A secretária de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, destaca que a segunda edição do Passeio Viana Bike promete ser sucesso assim como foi em 2017, quando foi realizada a primeira edição do evento.

"No ano passado contamos com a participação de aproximadamente 600 ciclistas. Queremos ser sucesso também neste ano! O objetivo é valorizar os Circuitos Turísticos da cidade, em especial o Circuito Religioso e promover, assim, um encontro entre os atletas e as famílias que curtem a prática do esporte em bike. Será um passeio em meio à cultura religiosa de Viana", disse.

2º Passeio Viana Bike

Dia: 25 de novembro

Saída: Largada às 08 horas

Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede