Microempreendedor: veja como emitir nota fiscal eletrônica online

Com as restrições sanitárias necessárias para combater a propagação do coronavírus, os serviços de atendimento presencial na Prefeitura de Viana foram suspensos, por esta razão, os microempreendedores do município que precisam fazer a emissão da nota fiscal eletrônica podem buscar entendimento através do telefone de plantão do Centro do Empreendedor de Viana, (número no final da matéria) ou através do portal da Prefeitura.

Segundo O gerente de Desenvolvimento Econômico Maikon Linhaus, a emissão de nota fiscal eletrônica é um dos serviços mais procurados por aqueles que buscam atendimento no Centro do Empreendedor de Viana, e nos últimos dias, a demanda através do canal de atendimento por telefone tem aumentado. No entanto, a emissão de nota fiscal também pode ser feita online, de maneira muito fácil e agil.

“Alguns microempreendedores, quando podem, pagam um contador para realizar a emissão de notas fiscais, mas a maior parte deles buscam atendimento presencial no Centro do Empreendedor, mas a emissão online é muito simples e qualquer um pode fazer através de seu computador ou de um smartphone”, comentou Maikon Linhaus.

Para orientar os microempreendedores do município, o Gerente de Desenvolvimento Econômico do Centro do Empreendedor produziu um tutorial com o passo a passo para emissão de notas fiscais eletrônicas através do portal da Prefeitura de Viana, com orientações também para aqueles que ainda não possuem cadastro no sistema do município.

Clique aqui para acessar o vídeo no Youtube*.

Passo a passo resumido:

Na página principal da prefeitura de Viana, vá até o campo Nota Fiscal;

Click com o botão direito e selecione a opção Abrir link com Nova Guia;

Faça o login ou cadastre seu usuário. Caso você não tenha CNPJ entre em contato com o Centro do Empreendedor através do telefone (27) 99641-9365;

Digite o CNPJ no campo especifico (apenas números) – faça o cadastro se necessário;

Preencha os campos seguintes;

Click no campo Adicionar Serviço;

Em seguida, na barra superior, click na aba Gravar Nota para finalizar. Você também pode conferir os dados da nota eletrônica na aba Visualizar Nota Fiscal;

Após gravar a nota, click no campo Impressão. Um PDF vai ser gerado. Salve em seu dispositivo e envie para o tomador da nota.

* Para a segurança do empreendedor os dados de acesso foram alterados.

Portal da Prefeitura

Emissão de NFe Viana

Receita Consulta de CNPJ

Plantão de atendimento do Centro do Empreendedor de Viana: (27) 99641-9365.

Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br