Parque Municipal Rota das Garças completa 19 anos no domingo (21)

Uma área verde bem no coração de Viana, próxima da Sede do município, às margens da BR 262. Assim é o Parque Natural Municipal Rota das Garças, que completa 19 anos no dia 21 de fevereiro. Com uma paisagem exuberante, composta por árvores centenárias, dezenas de espécies de pássaros, de insetos, de répteis e de anfíbios, a área enche os olhos de beleza e os pulmões de ar puro.

Desde que foi criado, em 2002, a Prefeitura de Viana realizou vários investimentos no local, que ficou maior, ganhou um Centro de Educação Ambiental (CEA), passou a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e se tornou um point verde onde vianenses e turistas vão apreciar a natureza e aproveitar os benefícios que um espaço natural proporciona.

Atualmente o parque abrange uma área de aproximadamente 400 mil metros quadrados, cinco vezes mais do que o tamanho de quando foi criado. Para o secretário de Meio Ambiente de Viana, Luiz Guilherme da Costa Cruz, o Parque Natural Municipal Rota das Garças é motivo de orgulho para Viana. "É uma área verde que traz muitos benefícios para a população, desde o bem-estar proporcionado pela beleza do lugar, até melhoria na qualidade do ar para os moradores dos bairros próximos à rodovia"

Centro de Educação Ambiental

Em 2016 foi inaugurado o Centro de Educação Ambiental (CEA) no parque, onde são realizados encontros com estudantes, agricultores, servidores públicos e outros interessados pela questão ambiental. Somente em 2019, mais de 2.400 pessoas participaram de alguma atividade promovida no CEA – palestra, seminário, reunião, gincana, cineclube, oficina, entre outras.

O Parque Rota das Garças está contemplado na categoria de manejo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), caracterizando-se como uma ‘Unidade de Proteção Integral’, conforme previsto na lei federal n°. 9.985, de 18 de julho de 2000, constituindo a primeira unidade de conservação de Viana.

Entre os vários instrumentos de proteção do espaço, está o Conselho do Parque Rota das Garças, formado por representantes do poder público e da sociedade civil. Entidades como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Associação Coletivo Formate integram o Conselho, criado em 2018, por meio do Decreto Municipal 241/2018.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Viana, Luiz Guilherme da Costa Cruz, a Educação Ambiental é uma das prioridades da gestão. Ele destaca que as ações desenvolvidas em áreas como o Parque Rota das Garças proporcionam um aprendizado às crianças e aos adolescentes que ficam para a vida toda. "Esse trabalho gera uma conscientização ambiental neles e isso colabora para uma sociedade mais sustentável", comentou.

Serviço

O parque Natural Municipal Rota das Garças está localizado às margens da BR 262, Km 19, na entrada da Sede de Viana.

Funciona de segunda a sexta, das 7h às 15 horas.

Agendamentos para visitas: educacaoambiental@viana.es.gov.br

Programa de aniversário

Para celebrar a data, uma programação de atividades será realizada na segunda-feira (22). Entre as atividades, está o plantio de mudas de ipês na área do parque e a premiação do Concurso de Frases 2020, realizado pela secretaria de Meio Ambiente em parceria com a secretaria de Educação.

Programação:

Segunda-feira (22)