Moradores de Viana atingidos por fortes chuvas e ventania recebem telhas e colchões

A chuva torrencial e os ventos fortes que atingiram Viana no dia 31 de março afetaram vários pontos da cidade. Conforme balanço realizado pela Defesa Civil, o município recebeu mais de 320 chamados relacionados a quedas de árvores e, principalmente, destelhamentos de casas.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, esteve em alguns locais de ocorrências para conversar com os moradores ainda na noite e madrugada do dia 31, e acompanhou o trabalho das equipes em Areinha, Vale do Sol e Marcílio de Noronha. Além disso, as equipes da Assistência Social do município também atuaram e continuam prestando atendimento às famílias.

Areinha; Arlindo Villaschi; Bom Pastor; Campo Verde; Canaã; Ipanema; Jucu; Marcílio de Noronha; Nova Bethânia; Parque do Flamengo; Primavera; Ribeira; Santo Agostinho; Soteco; Verona e Vila Bethânia foram alguns dos bairros que registraram quedas de árvores.

Alguns dos acionamentos de casas destelhadas ocorreram nas regiões de Caxias do Sul; Vale do Sol; Areinha; Arlindo Villaschi; Campo Verde; Ipanema; Marcílio de Noronha; Nova Bethânia e Soteco.

Atendimentos para corte/poda de árvores

A Prefeitura de Viana realizou vários atendimentos para cortar/podar árvores que estavam em cima de residências, muros ou com perigo de queda.

A Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Militar, já atendeu mais de 150 casos, incluindo as árvores que estavam obstruindo vias públicas. As equipes também auxiliaram o trabalho da EDP Escelsa na religação de energia elétrica em casos de corte/poda de árvores que estavam sobre fiação.

Além disso, muitas árvores caíram na área rural do município e ainda estão sendo catalogadas. Em alguns pontos essas árvores estavam obstruindo vias e algumas, inclusive, já foram até cortadas por moradores locais.

Entrega de telhas e colchões

A Defesa Civil de Viana recebeu muitos chamados relatando destelhamento de casas devido aos fortes ventos que atingiram o município. Até agora, ​as equipes da prefeitura atenderam 92 famílias residentes nos locais mais atingidos e sem condições de realizar os reparos receberam suporte.

Nesta ação, foram cerca de mil telhas comuns, colonial e telhão e 45 colchões entregues para esses moradores.

Pessoas desalojados

Até o momento, 496 pessoas ficaram desalojadas, mas estão em casa de parentes e amigos. Não há desabrigados que precisem de apoio com abrigos fornecidos pela Prefeitura.

Porém, com as ações já realizadas pelo município e também pelos próprios moradores, este número pode ter reduzido. Todas as informações foram atualizadas na manhã desta segunda-feira (05).

As equipes seguem o trabalho nas ruas, tanto de limpeza das vias públicas, como de poda/corte de árvores e com entrega de telhas.

Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br