SEMTRADES inicia as ações da Campanha Maio Laranja

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social de Viana (SEMTRADES) aderiu à Campanha Nacional Maio Laranja, cujo objetivo é sensibilizar, orientar e educar para a prevenção da exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. A campanha teve início nesta quinta-feira (13), com uma programação especial para as crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Provisório (CAP), com um café da manhã, apresentação teatral e uma roda de conversa com Ketheli Martins Kuhl, assistente social e coordenadora gerencial da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) de Vitória. 

Na ação, também estiveram presentes o secretário da SEMTRADES, Glaydiston Mendes; a gerente de Proteção Social Especial de Viana, Rhaiany Helmer; o coordenador da CAP de Viana, Adenilton Melo de Olivera; o coordenador de Convênios da ADRA, Gilmar Monteiro; além de assistentes sociais e demais funcionários da CAP. 

Ao longo do mês, serão realizadas diversas ações para conscientizar a todos sobre a importância do Maio Laranja, uma campanha voltada ao combate da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. 

O coordenador Adenilton Melo de Olivera contou que a ação visa alertar tanto as crianças, quanto os servidores da CAP, sobre a importância de combater e denunciar o abuso ou a exploração sexual infantil. 

A assistente social Ketheli enfatizou a importância da Campanha do Maio Laranja para as políticas de enfrentamento contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. “Nós precisamos falar sobre esse assunto diariamente e em todos os lugares para que de fato, as políticas públicas ajudem a diminuir o número desse tipo de violência contra as nossas crianças e nossos adolescentes. Esses pequenos precisam ser protegidos. Por isso, é fundamental ensiná-los a identificar os sinais do seu corpo”, afirmou.   

Ketheli reforçou a importância da denúncia, que pode ser feita por meio disque 100. “Todos precisamos fazer a nossa parte e para denunciar o abuso ou a exploração sexual contra crianças e adolescentes, basta ligar para o número 100. A ligação é anônima e a pessoa não precisa ficar com medo. Quem está passando por isso ou conhece alguém que sofre algum abuso, denuncie”, finalizou. 

Casa de Acolhimento Provisório de Viana (CAP) 

A CAP de Viana acolhe crianças e adolescentes vítimas de diversas formas de violação de direito, entre elas, o abuso e exploração sexual.

A Casa de Acolhimento Provisório de Viana - CAP tem como adjetivo acolher crianças e adolescentes em medida protetiva.  Encaminhadas via Conselho Tutelar e Vara da Infância e da Juventude de Viana.

Acolhe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. Sendo do gênero masculino apenas de 0 a 12 anos. 

Campanha Nacional Maio Laranja 

No dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

A cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 50% tem entre 1 a 5 anos. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade são muito maiores. 

O Maio Laranja é uma inciativa que visa dar visibilidade ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. 

Disque 100 

O Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

O disque 100 é um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas. 

As denúncias podem ser feitas a qualquer hora e todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. A chamada é gratuita e a pessoa não precisa se identificar. 

Maio Laranja: não feche os olhos! Proteja crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Mayara Salles
Foto(s): Mayara Salles

Publicado em sexta-feira, 14 de maio de 2021

Atualizado em sexta-feira, 14 de maio de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915