Festa do Divino Espírito Santo começa neste sábado

Os festejos em honra ao Divino Espírito Santo, única manifestação cultural açoriana remanescente no município de Viana, terá início neste fim de semana. Na programação deste ano, que completa 204 anos de história, estão previstas diversas atrações, como: missa, carreata, show e leilão online. A abertura será no sábado (15), às 9 horas, com uma de louvor e envio das bandeiras à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Para este primeiro dia de festa, a animação ficará por conta da Comunidade Água Viva. Às 15 horas, acontecerá um jogo beneficente em prol da comunidade.

Já na quinta-feira (20), até sábado (22), será realizado a festa Tríduo. A festividade se encerra no domingo (23), no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos.

“O Imperador e a Imperatriz são os responsáveis diretos pela preparação e realização dos festejos, angariando donativos e também dinheiro para as despesas da festa. Além disso, os imperadores simbolizam a presença da divindade e, por conta disso, ocupam posições de destaque durante os rituais religiosos”, contou Millena Grijó Moreira, Imperatriz 2021, da Festa do Divino.

A subsecretária de Esporte Cultura e Turismo de Viana, Renata Rosa Weixter destacou a importância da festividade que existe a mais de dois séculos no município, “A festa ritualística, trás as características e a fé dos descendentes portugueses açorianos que residem em Viana, sendo a única cidade do Espírito Santo com essas características”, ressaltou.

Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo, é realizada 50 dias depois do Domingo de Páscoa, importante manifestação cultural trazida pelos colonizadores para o município no século XXI.

O festejo reúne diversas manifestações religiosas e folclóricas. É tradicional nas nove ilhas de Açores em Portugal e tem sua linda e histórica versão vienense há 204 anos. Por conta dos saberes, fazeres, expressões, tradições e historicidade, é de grande importância para o município registrar essa festividade, que é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade de Viana.

Confira a programação:

15/05- Sábado- Abertura solenidade do espírito santo
9h - Manhã de Louvor com envio das bandeiras - na Igreja
Animação: Comunidade Água Viva

15h – Jogo beneficente em prol da comunidade.
19h30 - Clamando pelo Espírito Santo - na Igreja

20/05 (quinta-feira) - 1º Dia do Tríduo
19h30 - Missa - Pe. Adenilson
20h30 - Abertura da cantina e roleta