Viana tem projeto selecionado para o 1º Fórum Estadual Lixo Zero

O evento será online e acontecerá nesta quinta (20), a partir das 14 horas.

 

Viana é uma das oito cidades capixabas escolhidas para participar do “1º Fórum Estadual Municípios Lixo Zero - Espírito Santo”, com o projeto de usina de compostagem. O evento será aberto ao público e acontecerá nesta quinta-feira (20), às 14 horas, com transmissão online pelos canais do Youtube Lixo Zero Vix e Assembleia Legislativa do ES, além do canal de tv aberta do órgão. 

O encontro, que é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), tem a intenção de trazer para o estado um novo entendimento sobre a redução ou eliminação completa de resíduos sólidos. Além disso, o evento irá proporcionar a gestores públicos, acadêmicos, parlamentares, empresários e sociedade civil, um ambiente de discussão a respeito de práticas modernas e sustentáveis para a gestão do lixo no Espírito Santo. 

Durante a programação, serão diversas palestras que abordarão os seguintes assuntos: redução e reuso, tendência e inovação, reciclagem e compostagem, conscientização e educação, políticas públicas e legislações. Também haverá apresentação de casos de sucesso estaduais para inspirar outras boas iniciativas. 

O evento contará com a contribuição de várias instituições, como: Instituto Lixo Zero Brasil; Lixo Zero Vix; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/ES); Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES); Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA); Associação dos Municípios do Estado do Espírito (AMUNES) e Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). 

Além disso, sobre a temática de resíduos sólidos, os municípios selecionados irão apresentar os seus projetos classificados conforme o conceito “lixo zero”. 

Sobre a participação de Viana neste encontro, o Secretário Municipal de Agricultura (SEMAG), Antônio Cézar Lazaro, destacou que essa oportunidade é fundamental para valorizar e divulgar algumas das boas práticas realizadas no município em prol da redução de resíduos sólidos. “Participar deste fórum, proporciona uma visibilidade à Usina de Compostagem, que desde dezembro de 2018, está em ação no município. Esse projeto busca uma alternativa para reaproveitar os materiais oriundos das indústrias com a finalidade de uso agrícola, beneficiando o agricultor”, disse.

“Os resíduos orgânicos são, ao mesmo tempo, materiais para a adubação ou potencialmente poluidores quando acumulados e tratados como lixo. Por isso, é de grande importância que práticas sustentáveis para o tratamento de resíduos orgânicos, sejam divulgadas”, finalizou o secretário. 

Robertha Bragato, engenheira agrônoma da SEMAG, disse que a Usina de Compostagem processa os resíduos da produção de café solúvel, oriundos da Real Café, podas de árvores, aparas de jardins e parques de Viana, além de pó-de-serra. “A redução das perdas de nutrientes na agropecuária pode ser feita pela conservação e reciclagem da matéria orgânica, através da compostagem. A partir dessa iniciativa, são produzidos um pré-composto orgânico que é fornecido aos agricultores da cidade, com as devidas orientações de recomendação e uso”, afirmou.

Segundo a engenheira agrônoma, o projeto é resultado da parceria entre Prefeitura de Viana, que realiza a gestão e logística, Incaper, que faz pesquisa e análise do produto e a Real Café, que disponibiliza alguns materiais orgânicos. “A Usina tem a produção em torno de 70 toneladas de produto por mês, e já atendeu mais de 150 produtores. Desde a sua implementação, já foram mais duas mil toneladas de pré-composto gerados”, contou.

I Fórum Estadual Municípios Lixo Zero - Espírito Santo 

O “I Fórum Estadual Municípios Lixo Zero - Espírito Santo” selecionou projetos que estão em conformidade com o conceito lixo zero e que fazem diferença na gestão. Os municípios que atenderam aos requisitos definidos pela organização são: Anchieta, Aracruz, Guaçuí, Montanha, Mucurici, Serra, Sooretama e Viana. Ao todo, 26 municípios se inscreveram. 

O principal objetivo do encontro é discutir, mapear e promover as boas práticas do estado para demostrar aos cidadãos que já existem exemplos e maneiras de buscar a mudança e, dessa maneira, inspirar a sociedade civil, gestores públicos, empresários e empreendedores, alunos e professores, de cidades do estado inteiro.   

O Fórum Estadual Lixo Zero é um evento preparatório para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), que acontecerá em junho de 2021, de forma online, onde as boas práticas de todo o país serão apresentadas.  

O Movimento Lixo Zero 

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, o instituto visa disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.

O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 1970. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas. 

O conceito também propõe medidas de ação pública e privada que minimizem os impactos do aquecimento global. É uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A partir de premissas éticas, econômicas e eficientes, a metodologia promove maneiras específicas de cuidar dos resíduos que jogamos fora. 

Serviço
I Fórum Estadual Municípios Lixo Zero - Espírito Santo
Data: 20/05/2021
Hora: 14 horas
Local: transmissão online pelos canais do Youtube Lixo Zero Vix e Assembleia Legislativa do ES, além do canal de tv aberta do órgão.
Link para o evento ao vivo: http://www.youtube.com/watch?v=e9zRk1mOjbI

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto Mayara Salles

Publicado em quinta-feira, 20 de maio de 2021

Atualizado em quinta-feira, 20 de maio de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915