Secretaria de Agricultura dará início ao projeto para plantio de mudas em presídio de Viana

Com essa proposta, serão beneficiados produtores, detentos em processo de ressocialização, agricultura e meio ambiente.

Cuidar do meio ambiente, ajudar na ressocialização de detentos e beneficiar produtores rurais, esses são alguns dos objetivos de um projeto entre a Secretaria de Agricultura de Viana (SEMAG), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). O programa usará a mão-de-obra e o espaço da Penitenciária de Segurança Média II (PSME), para o plantio de mudas frutíferas, que posteriormente, serão destinadas aos agricultores vianenses. 

Segundo o secretário da SEMAG, Antônio Cezar Lázaro, a partir desta iniciativa, a Prefeitura pretende consolidar a cidade de Viana, como a capital dos orgânicos no Estado. “Em nossa primeira reunião com o diretor da unidade PSME II, Dantas Campostrini Vieira, realizada nesta semana, tratamos dos detalhes para dar início ao projeto”, contou. 

Lázaro explicou que os detentos irão cuidar, cultivar e produzir as mudas e, para isso, serão capacitados. Já os produtores da área rural, receberão essas árvores frutíferas. “Com essa proposta, os benefícios são inúmeros, onde ganham o produtor, os detentos em processo de ressocialização, a agricultura e o meio ambiente”, afirmou o secretário. 

Comitê de criação para o sistema de orgânicos em Viana 

A Prefeitura de Viana é uma das propositoras do comitê de criação para o sistema de orgânicos na cidade, em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo, Incaper, Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (CEASA). 

De acordo com o secretário da SEMAG, Antônio Cezar Lázaro, a ação, que teve início em dezembro de 2019, precisou dar uma pausa devido à pandemia do novo Coronavírus. “Gradualmente e com todos os cuidados necessários, estamos retomando esse projeto, que é importantíssimo para fortalecer a agricultura em Viana. Além disso, a parceria com os demais órgãos públicos e instituições do Estado, são primordiais para consolidar o sistema de orgânicos no município”, finalizou.

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto Mayara Salles

Publicado em quinta-feira, 20 de maio de 2021

Atualizado em sexta-feira, 21 de maio de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915