Viveiro municipal de Viana conta com produção anual de 20 mil mudas

O viveiro conta com mudas de plantas nativas e frutíferas.

Os viveiros municipais são essenciais para a preservação das florestas e manutenção do ambiente, pois nesses locais são cultivadas mudas de árvores e espécies que serão, depois, reintroduzidas na natureza ou plantadas em áreas verdes. O viveiro municipal de Viana produz anualmente 20 mil mudas e fornecem plantas nativas ornamentais e frutíferas. Dispõe de cerca de cinco mil mudas de Palmito Jussara, arvore nativa da cidade, doação de três mil estacas de Hortência, a serem destinadas ao plantio ornamental. Está localizado na BR 262 km18,5, em Viana.

O trabalho é feito junto às famílias de produtores rurais, um incentivo a eles na produção agrícola, tendo em vista a terra fértil na região. Importante destacar que o município de Viana não faz doação de plantas aos moradores.

O foco do viveiro é o reflorestamento de áreas de Preservação Permanente(APP) e o fomento ao homem do campo. Dentre as espécies de reflorestamento de APP, destacamos a grande quantidade de Ipê (rosa, roxo e amarelo), palmeiras, palmito Jussara e pata de vaca. Dentre as frutíferas como Jambo.
Segundo o gerente de desenvolvimento rural, da Secretária de Agricultura, Francisco de Assis Sizeno.“Atualmente, possuímos parcerias públicas privadas com o Instituto Verde Brasil e INCAPER na produção de 50 mil mudas de Pau Brasil, além do Sítio Toscano da Serra, em Pedra Azul, na doação de mudas de Palmito Jussara, árvore nativa da cidade, doação estacas de Hortência, destinadas ao plantio ornamental com a Hopfenbuge Lúpuloso primeiro campo de lúpulos totalmente certificado do Espírito Santodestinadas ao incremento dessa cultura na cidade. Ressalto que estamos em parceria com o complexo penitenciário de Viana e terá outro espaço para a produção de mudas frutíferas através da mão de obra dos detentos”. Afirma Francisco.

Projeto para plantio de mudas em presídio de Viana

Em parceria entre a Secretaria de Agricultura de Viana (SEMAG), com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). Um projeto que visa o plantio de mudas frutíferas, que posteriormente, serão destinadas aos agricultores vianenses. O programa usará a mão-de-obra e o espaço da Penitenciária de Segurança Média II (PSME).

Com o projeto no presídio e parcerias externas, a produção de mudas vai aumenta100 mil da nossa capacidade do viveiro municipal. Disse o  gerente de desenvolvimento rural, da Secretária de Agricultura, Francisco de Assis Sizino.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa