Prefeitura realiza entrega de cestas verdes para vianenses em vulnerabilidade social

A iniciativa faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos, que visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Na tarde desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Viana realizou mais uma entrega de cestas verdes para 160 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, cadastradas no CadÚnico e acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A ação aconteceu na Igreja Cristã Filadélfia, em Marcílio de Noronha.

“A concessão das cestas neste momento de pandemia é uma importante ação da Prefeitura Municipal de Viana para a população em insegurança alimentar e vulnerabilidade social e ainda, soma-se aos atendimentos realizados pela rede de assistência social do município”, frisou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social de Viana, Glaydiston Mendes.

De acordo Glaydiston, as famílias que recebem a cesta de alimentos, estão sendo orientadas sobre o cronograma de retirada. “A cesta verde é composta de verdura, frutas e legumes. O programa visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, já que os alimentos que compõem a cesta são adquiridos dos produtores familiares de Viana. Até o mês de dezembro, mais famílias serão atendidas pela prefeitura”, destacou o secretário.

A iniciativa faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES), em parceria com a Secretaria de Agricultura (SEMAG).

Ione Cordeiro Vieira, que mora em Marcílio de Noronha disse que recebeu a ligação do CRAS na terça (15) para avisá-la sobre a retirada da cesta. “É a primeira vez que recebo essa cesta verde. Esse alimento vai me ajudar bastante, já que sou do lar e minha filha não tem emprego fixo. Essa iniciativa da prefeitura é muito boa”, contou a moradora.

O PAA visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar e, para isso, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, que são atendidas pela rede socioassistencial.

Em Viana, quem realiza esse atendimento é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

O programa, criado em 2 de julho de 2003 pelo art. 19 da Lei n.º 10.696, também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e pelas organizações da agricultura familiar.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa