Guarda Civil Municipal comemora um ano de atuação e quem ganha é a população

Estiveram presentes ao evento o prefeito de Viana, Wanderson Bueno; o vice-prefeito Fabio Luiz Dias; o secretário municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Alexandre Ramalho; o ex-prefeito de Viana e atual secretário de Governo, Gilson Daniel; o deputado estadual Marcelo Santos; O Presidente da Câmara De Viana, Joilson Broedel, vereadores e secretários municipais e demais autoridades e também a Banda da Policia Militar do Espírito Santo.

Em comemoração há um ano de atuação da Guarda Civil Municipal de Viana (GCM), uma grande solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (01), para homenagear a corporação que brilhantemente presta serviço à população vianense.

O evento teve inicio às 16 horas, no Ginásio Germano Lube, em Viana-Sede. Além do reconhecimento do trabalho que a GCM exerce, houve a entrega de prêmios como o de Destaque Operacional do 1º semestre de 2021 e de títulos de honraria “Amigo da Guarda”. O município registra, neste um ano de atuação, queda no número de homicídios, crime de roubo a pessoa pública;  roubos e furtos a residência/condomínio.


Estiveram presentes ao evento o prefeito de Viana, Wanderson Bueno; o vice-prefeito Fabio Luiz Dias; o secretário municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Alexandre Ramalho; o ex-prefeito de Viana e atual secretário de Governo, Gilson Daniel; o deputado estadual Marcelo Santos; O Presidente da Câmara De Viana, Joilson Broedel, vereadores e secretários municipais, demais autoridades e também a Banda da Policia Militar do Espírito Santo. 


Sobre este importante marco na história da Guarda Civil Municipal, o prefeito Wanderson Bueno destacou a versatilidade da GCM no dia a dia de trabalho junto à população vianense. “Desde o início de suas atividades, a corporação tem vivenciado um constante processo de reconhecimento e aprimoramento, pois assumiu de forma exitosa e profissional o seu papel de proteção preventiva dos direitos e deveres dos cidadãos. Já em seu primeiro ano de atividade nas ruas, a Guarda encarou um novo desafio, a pandemia da Covid-19”, frisou o prefeito. 


Wanderson ainda pontuou que os guardas exercem com maestria sua missão de garantir uma segurança pública mais próxima da comunidade. “Os agentes são reconhecidos como um ponto de referência e ajudam a preservar a correta utilização dos espaços públicos, além de garantir a proteção do patrimônio histórico e cultural do nosso município. Eles são um elo fundamental para se manter uma cidade segura, tranquila e organizada”, afirma Bueno.


Já o coronel Ramalho, ex-secretário de Defesa Social Municipal que instituiu a Guarda Municipal em sua gestão no município quando atuou como secretário municipal de Defesa Social, disse que voltar a Viana é sempre uma emoção muito grande. “É muito bom e gratificante estar aqui em Viana, cidade que me deu o desafio de instituir a Guarda quando estive aqui como secretário. As cobranças pela segurança pública são grandes, mas sabemos que a segurança não se faz somente com policiamento, mas também com políticas públicas, como educação, saúde, acesso a programas sociais e demais aparatos para valorizar e incentivar principalmente os mais jovens a um futuro e Viana está no caminho certo. Ser guarda é ser servidor público, e ser servidor público é trabalhar a serviço da sociedade”, disse Ramalho.


Gilson Daniel, ex-prefeito de Viana, completou dizendo também estar muito feliz e grato em estar de volta ao município. “Estou muito feliz de estar aqui hoje para homenagear os guardas, que são um orgulho para nossa cidade. Parabenizo o prefeito Wanderson pelo brilhante trabalho e por estar fazendo  a diferença na vida das pessoas. Sem dúvidas é um orgulho de tê-lo como Prefeito da cidade. Mais feliz ainda estou em saber que entreguei a nossa cidade em excelentes mãos. Faço um agradecimento especial à Guarda Civil de Vitória que treinou nossos guardas. Eu vim aqui hoje para parabenizar e estarei trabalhando sempre em prol de Viana, sempre que precisar a cidade pode contar comigo”, disse o secretário de Governo.

O deputado Estadual Marcelo Santos enfatizou que a criação da Guarda Civil Municipal foi um sonho para muitos vianenses. “Esse não é um simples evento. Hoje é a concretização de um sonho que virou realidade. Tenho orgulho e honra de ter destinado recursos para que essa guarda pudesse sair do papel. Parabenizo o prefeito Wanderson Bueno pela excelente gestão que vem desenvolvendo, que tem transformado a cada dia Viana em uma cidade melhor pra se viver e cumprimento o ex-prefeito Gilson Daniel, que desempenhou um belíssimo trabalho no município”, disse Marcelo Santos. 

Além das homenagens realizadas na cerimônia, o prefeito Wanderson Bueno e as autoridades presentes  assinaram o termo de convocação dos excedentes do concurso da Guarda Civil de Viana, cumprindo com o compromisso de aumentar a corporação e a segurança do vianense.


Destaques homenageados na solenidade

O Guarda Municipal, Vinicius Borges foi homenageado como destaque operacional do primeiro semestre, e o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, o deputado estadual Marcelo Santos e o ex-prefeito e atual secretário de Governo, Gilson Daniel, receberam a homenagem de Amigo da “Guarda Municipal de Viana”.


Redução da Criminalidade

Analisando os dados estatísticos do ano de 2021, comparados com 2020, pode-se perceber que o município de Viana foi a única cidade que não registrou homicídios por dois meses consecutivos no ano de 2021. De abril até o final do mês de maio, o município somou um índice histórico e exitoso de 61 dias sem ocorrências de assassinato, representando uma redução de mais de 33%. Esta atuação da Guarda Civil Municipal também se mostra evidente se comparados a outros tipos penais, como a redução de mais de 23% nos crimes de roubo a pessoa em via pública, 40% de redução a roubo de residência/condomínio e redução de mais de 28% nos crimes de furtos a residência/condomínio, ressaltou o prefeito.

Enoni Erlacher, secretário municipal de Defesa Social, explicou que, além do patrulhamento de rotina, das abordagens e operações ostensivas que são realizadas para inibir ações criminosas e garantir maior segurança aos vianenses, os agentes da guarda estão sempre à disposição para prestar apoio à comunidade, que justifica o justo título de ‘Guarda, Protetor e Amigo’. Na pandemia, atuam em apoio às barreiras sanitárias, em operações de Apoio à Campanha da Vacinação contra COVID 19, e em operações de Fiscalização Integrada, como parte de uma “Força Tarefa” para inibir a abertura dos estabelecimentos comerciais não essenciais no município de Viana. 


“A guarda atua em diversas ações no município de Viana, dentre elas podemos destacar as visitas tranquilizadores nos equipamentos públicos e privados; fiscalização do trânsito, de estabelecimentos comerciais e festas clandestinas em conjunto com a Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN). Além das operações integradas com a Polícia Militar, Bombeiro Militar e Civil; operações de visibilidade e cerco tático com abordagens”, finaliza Erlacher. 


Formação da Guarda Municipal

A primeira turma da corporação foi treinada pela Academia de Formação da Guarda Municipal de Vitória. Na grade de formação, os guardas municipais foram preparados para atuar nas ruas, com conhecimentos sobre: segurança pública; defesa pessoal; equipamentos menos letais; uso e controle de armas de fogo; legislação, sinalização, fiscalização e operações de trânsito; direitos humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto das Guardas Municipais; dentre outros.


Os serviços prestados diariamente como policiamento realizado no município, de apoio a população Vianense. Um dos benefícios de ter a Guarda Civil Municipal em  Viana.


Já em seu primeiro ano nas ruas, a Guarda iniciou suas atividades com um grande desafio, a pandemia do novo Coronavírus.


O secretário de Defesa Social de Viana, Enoni Erlacher, pontuou que, desde o início, a corporação tem vivenciado um constante processo de reconhecimento e aprimoramento, pois assumiu de forma pro­fissional o seu papel de proteção preventiva dos direitos e deveres aos cidadãos. “A guarda atua em diversas ações no município de Viana, dentre elas podemos destacar as visitas tranquilizadoras nos equipamentos públicos e privados; fi­scalização do trânsito, de estabelecimentos comerciais e festas clandestinas em conjunto com a Comissão Interna de fiscalização Integrada (COIFIN). Além das operações integradas com a Polícia Militar, Bombeiro Militar e Civil; operações visibilidade e cerco tático com abordagens”, frisou Enoni.


Segundo Enoni, além do patrulhamento de rotina, das abordagens e operações ostensivas que são realizadas para inibir ações criminosas e garantir maior segurança aos vianenses, os agentes da guarda estão sempre à disposição para prestar apoio à comunidade. “Percebemos a versatilidade da Guarda Municipal de Viana, pois ela exerce com maestria uma segurança pública comunitária por estar mais próxima da população, o que justiça o título de ‘Guarda, Protetor e Amigo’. A equipe é tida como um ponto de referência e ajuda a garantir a correta utilização dos espaços públicos e proteger o patrimônio histórico e cultural do município”, ­analisou o secretário.


A primeira turma da corporação foi treinada pela Academia de Formação da Guarda Municipal de Vitória. Na grade de formação, os guardas municipais foram preparados para atuar nas ruas, com conhecimentos sobre: segurança pública; defesa pessoal; equipamentos menos letais; uso e controle de armas de fogo; legislação, sinalização, ­fiscalização e operações de trânsito; direitos humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto das Guardas Municipais; dentre outros.


 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Tainá Campos/ Mayara Salles e Márcia Brito

Publicado em quinta-feira, 01 de julho de 2021

Atualizado em segunda-feira, 05 de julho de 2021

LEIA MAIS...

Viana comemora um ano da Guarda Civil com registro de queda de violência no município
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915