Covid-19: Viana atinge 98% de cobertura vacinal contra o novo Coronavírus

Viana, com mais 80 mil habitantes, atinge a marca de 98% de cobertura vacinal com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população acima de 18 anos.

Este número foi possível devido ao relevante trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) na mobilização para imunizar os grupos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). No total, foram vacinados com a dose regular 23.191 vianenses dos grupos prioritários.

Já no Estudo Viana Vacinada, 19.201 pessoas foram imunizadas com a meia dose de AztraZeneca em 11 dias. O estudo foi finalizado em 26 de junho.

A secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, explicou que entre os fatores que permitiu o sucesso da cobertura vacinal alcançada pelo município, pode-se destacar a estratégia de vacinação domiciliar adotada na cidade, que permitiu imunizar todos os idosos em casa, além da mobilização das equipes de saúde para que os munícipes sejam vacinados e o estudo Viana Vacinada, que possibilitou a ampliação para idades menores e assim alcançou mais vianenses.

“Esse resultado exitoso se dá pelo grande e contínuo trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Viana. Enfatizo que os agendamentos continuam abertos e os cidadãos ainda podem procurar pela vacina”, disse a secretária.

Vacinação contra a Gripe

Um grande mutirão de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado (10).

Ao todo, serão 20 mil vagas distribuídas em seis pontos de vacinação sendo eles: o estacionamento da empresa Belmock; a EMEF Constantino; a UBS de Vila Bethânia; UBS Viana Sede; a UBS Jucu e a UBS de Morada de Bethania.

Além de pontos de vacinação pela cidade, um DriveThru, no estacionamento da empresa Belmok, no bairro Canaã também estará à disposição da população que deseja ser imunizado contra a Influenza.

Para se imunizar, o interessado deve agendar a vacinação no site http://agendamento.viana.es.gov.br/. A ação acontecerá das 08 às 16 horas.

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Viana está com seu público-alvo ampliado, para atender a determinação do Ministério da Saúde.  Todas as pessoas com idade de seis meses ou mais poderão ser vacinadas.

Em seu perfil na rede social Twitter, o Governador Renato Casagrande agradeceu ao prefeito de Viana por disponibilizar a cidade para a ação. “Agradeço ao Prefeito Wanderson Bueno por disponibilizar a estrutura física e pessoal de Viana, para o mutirão de vacina contra a gripe neste sábado, 10, que atenderá toda a Grande Vitória. Assim, os demais municípios poderão concentrar seus esforços na vacinação contra a COVID-19”, frisou Casagrande.

Sobre a ação, o Prefeito Wanderson Bueno destacou em meio a vacinação contra a Covid-19, a vacinação contra a Influenza também é de suma importância. “É uma alegria imensa poder ajudar outros municípios nessa campanha de imunização contra a gripe. Viana hoje tem condições de abrir suas portar por estar com uma avançada cobertura vacinal e ter estrutura para poder beneficiar não só aos vianenses, mas toda a população capixaba”, enfatizou o Prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Viana (SEMSA) reforça a importância de se proteger contra a influenza, pois a vacina ajuda na redução dos casos graves de gripe que também pressionam o sistema de saúde. “A imunização é importante para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe. A influenza pode ser grave, levando a internações e até à morte. Por isso, a vacina é de extrema importância e todos os grupos incluídos pelo Ministério da Saúde devem recebê-la", enfatizou a secretária de Saúde, Jaqueline Jubini.

Como duas campanhas de vacinação estão acontecendo em simultâneo (gripe e Covid-19), a orientação da SEMSA é que se deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

Confira os documentos necessários para receber o imunizante:

• Adultos: cartão de vacina e um documento pessoal com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação);
  • Crianças: cartão de vacina, certidão de nascimento ou CPF.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa