Mesmo em risco baixo, Viana permanece com as intensas fiscalizações de restrições

Confira orientações de restrições para cidades classificadas em risco baixo.

As intensas fiscalizações da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN) promoveu o município de Viana à quarta semana consecutiva em risco baixo. A informação foi compartilhada pelo Governo do Estado, segundo o 64º Mapa de Risco divulgado na sexta-feira (16).

As vigilâncias são reforçadas no período da noite para evitar aglomerações nos bares, festas clandestinas, etc. Tais operações, que já acontecem em todo o município, oferecem informações e notificam quem desrespeitar as regras.

A fiscalização é formada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (SEMDES), com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Sobre o sucesso do município nas medidas de prevenção a Covid-19, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno disse que a cidade realizou diversas ações para manter os protocolos e ações sanitárias necessárias, além do avanço na vacinação, que fez uma enorme diferença. “Adotamos uma estratégia de atenção e prevenção com a população vianense que demonstra como o cuidado à saúde faz a diferença", afirmou o prefeito.

Confira orientações de restrições para cidades classificadas em risco baixo:

• Estabelecimentos comerciais: podem abrir sem restrição de horário, respeitando o limite de um cliente a cada 10 m²;
  • Galerias e centros comerciais: podem abrir, respeitando o limite de metade da capacidade de funcionamento, ou uma pessoa por cada 14 metros;
  • Bares, restaurantes, lanchonetes, eventos, agências bancárias, parques, cinemas, teatros, circos e estabelecimentos similares: podem funcionar sem limite de horário, respeitando todos os protocolos de distanciamento e de higienização;
  • Escolas e faculdades: não há restrição, mas devem ser seguidos os protocolos de saúde e segurança definidos pelo governo;
  • Academias: o funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores concomitantes. Está autorizada, nas atividades aeróbicas, uma pessoa/aparelho a cada 12 m², respeitando distanciamento mínimo de 4 metros. Nas atividades não aeróbicas, uma pessoa/aparelho a cada 10 m² com distanciamento mínimo de 3 metros. Nas aulas coletivas, uma pessoa a cada 8 m² com distanciamento de 2,5 metros entre as pessoas.

Mesmo com a vacinação da população, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento, que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

Prevenção:
Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal. Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

O mapeamento de risco no Estado do Espírito Santo
O Estado do Espírito Santo instituiu o mapeamento de risco para o estabelecimento de medidas qualificadas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19). O mapeamento de risco consiste no estabelecimento de critérios epidemiológicos para o enquadramento de cada Município do Estado do Espírito Santo em um dos seguintes níveis de risco, em caráter crescente de gravidade: I - Risco baixo; II - Risco moderado; III - Risco alto; e IV - Risco extremo. Toda semana é publicada uma portaria do Secretário de Estado da Saúde efetuando o enquadramento do Município.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo

Texto: Carla Nichhio com informações do Governo do Estado do Espírito Santo.

Publicado em segunda-feira, 19 de julho de 2021

Atualizado em terça-feira, 20 de julho de 2021