Viana assina termo de adesão ao projeto Cidade Empreendedora com a presença da vice-governadora Jacqueline Moraes

Durante os próximos quatro anos, Viana assumirá o compromisso do projeto, para se tornar uma Cidade Empreendedora.

Com a finalidade de impulsionar o ambiente empreendedor e fomentar o desenvolvimento econômico, social e empresarial, o município de Viana assinou na tarde desta quinta-feira (29), o termo de adesão ao projeto “Cidade Empreendedora”.

A assinatura aconteceu na solenidade realizada no Teatro Municipal de Viana Sede, com a presença do prefeito da cidade, Wanderson Bueno e sua equipe gestora. Após passar pela etapa do diagnóstico e do plano de ação, o município firmou oficialmente o compromisso com o programa e inicia a fase de execução das ações personalizadas para o desenvolvimento da cidade.

O programa é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios das cidades, para fomentar o empreendedorismo.

A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, parabenizou o prefeito Wanderson Bueno pela iniciativa e disse que em breve a cidade poderá colher os frutos dessa governança.

Segundo Wanderson Bueno, o programa contribuirá efetivamente para a melhoria do ambiente de negócios da cidade.  Viana, por ser a Cidade da Logística, terá muitos benefícios com a adesão ao Projeto Cidade Empreendedora devido ao estímulo que oferece ao empreendedorismo.

"O processo de fortalecimento da capacidade do município em estimular o setor produtivo, por meio de ações que deixem o ambiente de negócios mais favorável ao desenvolvimento das atividades econômicas, é extremamente positivo. O objetivo da parceria com o Sebrae e a Aderes é preparar a população para o mercado de trabalho, fomentando a empregabilidade e a gestão dos próprios negócios. As pessoas terem o seu próprio sustento também fortalece a economia local”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Viana, Cesar Albenes, explicou que a iniciativa visa transformar a realidade econômica do município a partir do empreendedorismo, por um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades. “Vamos transformar a cidade com esse projeto. Iremos trabalhar rumo ao desenvolvimento da cidade, para que Viana se torne a cidade mais empreendedora do estado”, disse.

Já o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou a importância da entrega do relatório de diagnóstico do projeto. “A entrega do diagnóstico marca uma nova etapa do programa Cidade Empreendedora. O documento, além de identificar o grau de capacidade da gestão pública municipal em estimular o empreendedorismo, também aponta o que precisa ser melhorado e como isso deve ser feito, a partir de um plano de ação, para alcançar maiores níveis de incentivo ao empreendedorismo”, pontuou.

Durante o evento, também foi realizada a assinatura do termo de doação da Unidade Móvel de atendimento das micro e pequenas empresas e empreendedores de Viana, fornecida ao município pela Aderes.

Também estiveram presentes à solenidade, a equipe do Sebrae/ES: o presidente do órgão colegiado de direção superior (CDE), Carlos André Santos de Oliveira, o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato. Além deles, o Gerente de Micro e Pequena Empresa e Associativismo da Aderes, Paulo dos Santos Barbosa, o presidente da Câmara de Viana, Joilson Broedel,  vereadores do município,  representantes da Associação Empresarial de Viana (AEV) e entre outras autoridades políticas e empresariais, servidores públicos e representantes da sociedade civil organizada também compareceram à assinatura do termo de adesão.

Programa Cidade Empreendedora

Viana foi um dos 78 municípios capixabas a aderir ao Programa Cidade Empreendedora, um projeto de iniciativa do Sebrae-ES, em parceria com a Aderes. Atualmente, a cidade de Viana conta com cerca de 6.500 mil micro e pequenos empreendedores em atividade.

A primeira reunião de alinhamento com o município aconteceu no dia 16 de abril, no Teatro Municipal, em Viana Sede. Estiveram presentes a consultora do Sebrae, Lâina Pessimilio Caser, além de secretários e representantes da Prefeitura.

O projeto está estruturado nos seguintes eixos de trabalho:

⊷ Gestão Pública Empreendedora;

⊷ Desburocratização; Compras Governamentais;