Viana recebe a 1ª Caravana Estadual de Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (29), Viana recebeu a primeira Caravana dos Direitos Humanos, que promoveu o diálogo sobre as temas como políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, juventude, violência contra mulher, racismo, LGBTQIA+ e enfrentamento a LGBTfobia.

As atividades começaram pela manhã, às 10 horas, com o tema  Nova Rede Abraço (políticas sobre drogas). A reunião de trabalho foi realizada no Teatro Municipal para os servidores, responsáveis pela gestão municipal e políticas públicas, pela equipe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

Estiveram presentes na abertura da roda de conversa o prefeito Wanderson Bueno; a secretária de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo; o subsecretário de Estado de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola; o subsecretário do Estado de Políticas de Droga, Carlos Lopes; o gerente de Política Públicas para  Pessoa com Deficiência, Carline Borges; o gerente de Políticas e Diversidade Sexual e Gênero,  Renan Cadais; a gerente de Políticas e Promoção de Igualdade Racial,  Edineia Conceição; e Elisangela Souza; gerente da Casa dos Direitos do Espírito Santo e secretários do município.

Patrícia Chagas, gerente do Procon Municipal de Viana, relatou o interesse nos temas. “É interessante estar presente às palestras, pois é apresentada a importância da política dos direitos humanos dentro do setor público. Deve-se sempre optar pelo respeito às pessoas a partir da dignidade humana. A compreensão do assunto é um compromisso social”, ressaltou.

Nara Borgo, secretária de Estado de Direitos Humanos, contou como é essencial para as políticas públicas o desenvolvimento de ações para o bem-estar de toda a sociedade. ”Quero agradecer ao prefeito por estar abrindo as portas de Viana para nossa caravana, para conversar sobre os direitos humanos. Destaco aqui a perspicácia do prefeito em acreditar na ciência e hoje Viana é a primeira cidade do Estado com 100% de cobertura vacinal contra a Covid. Orientamos os municípios sobre as políticas públicas porque tratar dos direitos humanos é isso, a responsabilidade social com o cidadão, assegurando a todos condições de sobrevivência, bem-estar e vida digna, não importando a classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível”, concluiu.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, esteve presente à abertura do evento. “Esse dia é importante para Viana, pois é importante que temas, tão atuais, sejam compartilhados. Quero agradecer a presença da secretária e sua equipe. Viana sendo, novamente sendo a capital, dessa vez dos direitos humanos”.

Ao longo da tarde, outras palestras foram realizadas. No Centro de Qualificações GERAR, Felipe Costa e Heloísa Lugão, da Casa dos Direitos do Espírito Santo,  abordaram o tema “Conselhos como estratégias de garantia da participação popular''. No mesmo prédio também foi feita a roda de conversa do enfrentamento à LGBTfobia ao Orgulho LGBTQIA+, com o mediador, gerente de Políticas e Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais. “É importante o debate político nos serviços públicos, minimizando os diversos paradigmas e quebrando qualquer tipo de tabu”, relatou o mediador.

No Centro Multiuso É pra Já foi feita uma conversa com a formação de conselheiros tutelares, administrado por Aline Passos .Outra reunião aconteceu na EMEF Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha. Em pauta, as Políticas para Pessoas com Deficiência no Espírito Santo. A palestrante foi Carline Borges, gerente de políticas públicas para a pessoa com deficiência.

Outros debates foram feitos, em Nova Bethânia, na Escola da Beleza, com o tema Juventude. Em Araçatiba, houve a roda de conversa com a comunidade, sobre Políticas Públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres e ao racismo.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glaydiston Mendes, essa ação é fundamental para mostrar como é o trabalho da Secretaria de Direitos Humanos. “Com a Caravana, o propósito é levar até a sociedade civil e organizada os conceitos e projetos que têm como finalidade o bem-estar de toda a população”, disse.

 

Atendimento à imprensa
 Márcia Brito – Secretária de Comunicação 
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Márcia Brito e Carla Nicchio

Publicado em quinta-feira, 29 de julho de 2021

Atualizado em quinta-feira, 29 de julho de 2021

LEIA MAIS...

Viana receberá a 1ª Caravana Estadual de Direitos Humanos
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915