Vianenses vão disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing

Crédito: Carlos Cavaleiro

Viana em destaque no esporte do país! A equipe comandada pelo lutador Maik Bruno vai disputar o Campeonato Brasileiro de Kickboxing, no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 7 de setembro.

Primeiro colocado no ranking da categoria de 57 kg (em low kick e kick light) na Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), Bruno, de apenas 25 anos, tem no histórico títulos estaduais, nacionais e também sul-americano.

Ele ressalta que a parceria com a Prefeitura é fundamental para disputar competições como essa e mira, no futuro, participar do mundial da modalidade.

“Estamos muito felizes pelo apoio da Prefeitura. Dessa forma, queremos representar muito bem o município para que a gente consiga disputar o torneio sul-americano e, quem sabe, com resultados positivos, chegar até um mundial”, diz o lutador.

Além de estar nos tatames para o combate, Bruno também orienta: é treinador da Academia Team Evolução Fighter (TEF), em Marcílio de Noronha. Com ele, outros seis atletas vão para o Rio de Janeiro estrear em um campeonato nacional. Todos eles de Viana. “Estamos indo com expectativa boa de voltar com cinturão, eles estão bem treinados”, destaca.

Os atletas:

- Samuel Machado Zanardi - categoria: 60 kg (Full contact e kick light);

- Raiane Santiago Pereira - categoria  65 kg (low kick e kick light);

- Nathalia Rangel Boone - categoria 55 kg (Sub-17 kick light e light contact);

- Renan Gustavo Gouvêa Hipólito de Almeida - categoria 69 kg (Sub-17 kick light e light contact);

- Gustavo Marques dos Santos - categoria - 57 kg (kick light e low kick);

- Miqueias Trindade - categoria 71 kg (low kick e light contact);

- Maik Bruno de Oliveira Bonifácio - categoria - 57 kg (low kick e kick light).

Bater o peso

Na preparação, os lutadores precisam atingir a pesagem da categoria. Maik conta o esforço que faz durante a semana.

“Isso é normal no mundo da luta. Faço jejum intermitente na semana, corto carboidrato, aí perco uns 6 kg. Depois perco 3 kg na sauna. No sábado, bato o meu peso”.

Depois que chega à meta, é hora de se alimentar: “no domingo eu já luto com reposição do peso, volto a comer carboidratos”.

Maik, o professor

Criado pela mãe, o lutador relata que desde cedo assumiu a responsabilidade de ser o homem da casa. Começou a trabalhar aos 14 anos, enquanto também estudava e fazia cursos para adquirir mais conhecimentos e ajudar em casa. Na mesma idade, iniciou a prática do esporte, ao qual se tornou apaixonado.

“Ter o exemplo (de liderança) da minha mãe, me fez ser quem eu sou. Apesar de ser novo, descobri que conseguiria viver do que eu amava e percebi que eu poderia também mudar a vida das pessoas. Aí disse: vou viver do que amo. Para mim, hoje é mais fácil liderar por exemplo. Eu não sou apenas um professor, um atleta também. O que eles comerem, eu vou comer, o que eles vestirem, eu vou vestir. Somos todos uma família de verdade”.

O começo de tudo

Maik Bruno confiava no potencial que tinha e abriu a primeira academia. Era no bairro Universal. “Comecei sem um real no bolso. Falavam que o tatame ficava ao fundo de uma garagem, que alagava. E era verdade, perdi equipamentos, mas eu sempre tive alunos. Ficamos lá por um ano, mas sempre tive positividade”, diz.

Crédito: Arquivo Pessoal  Crédito: Arquivo Pessoal  Crédito: Arquivo Pessoal

Depois conseguiu um espaço maior para treinar. Não demorou muito para se tornar pequeno, pela quantidade de alunos. “Aí mudei de novo, para o espaço que tenho hoje e sempre sonhei. Tem cantina, servem os meus alunos, o tatame é grande”, conclui.

Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo