Ação do Meio Ambiente faz coleta de materiais recicláveis e óleo de cozinha em Viana

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realiza nesta sexta-feira (22) uma ação em referência ao Dia do Consumo Consciente. Das 14h às 17h, na Feira de Orgânicos, em Viana Sede, será feita a coleta de materiais recicláveis e óleo de cozinha. O objetivo é dar o destino correto para materiais a serem descartados. Haverá também brindes para os primeiros participantes.

Compostos de vidro, alumínio, papel e plástico, por exemplo, serão encaminhados para processamento à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Viana (Ascamavi). A partir do óleo recolhido haverá a produção de sabão.

Mais ações educativas e de conscientização ao meio ambiente devem acontecer nos próximos meses em Viana. Serão preparados pontos permanentes de coleta de materiais na Semma; no É Pra Já, em Marcílio de Noronha; e na ASCAMAVI, localizada em Nova Bethânia. O secretário Luiz Guilherme da Costa Cruz explica o impacto que o meio ambiente pode ter caso o descarte dos resíduos não seja feito da forma ideal.

“Nosso principal papel, como Secretaria de Meio Ambiente, é atuar como educador ambiental. O sucesso na conservação do meio ambiente e na melhora da qualidade de vida dos munícipes está diretamente vinculado a isto. Vamos iniciar várias ações dentro desse contexto”, explicou o secretário.

Luiz Guilherme ainda acrescenta que quando mal descartado, o lixo para diretamente em nossos rios e a chuva causa as famosas enchentes que acarreta muitos prejuízos. “Nosso objetivo com essa ação é começar a agir na redução desse problema. Faremos um rodízio de coleta e educação nas feiras do município e teremos pontos de coleta de óleo de cozinha permanente em 3 locais: É Pra já, na SEMMA e na ASCAMAVI”, destacou.

Reflorestar Viana

Na ocasião, nesta sexta-feira, também será feito o cadastramento para o programa Reflorestar Viana. O projeto visa recuperar áreas de preservação permanente (APP’s) em propriedades de produtores rurais do município a partir da ampliação da cobertura de mata ciliar.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo