Novembro de Ações: Viana oferece cuidados preventivos de mecânica e saúde a motoristas

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1995, que o terceiro domingo de novembro seja o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, mais conhecido como “WDR, World Day of Remembrance”.

É uma oportunidade para analisar a quantidade de vítimas do trânsito no mundo. Ao perceber os riscos, devemos assumir responsabilidades e proteger todas as vidas no trânsito.

Para oferecer um atendimento diferenciado a quem transita na BR 101 em direção a Marcílio de Noronha, Viana, a Prefeitura fará, nesta segunda-feira, atendimento a motoristas por uma direção segura. Três tendas estarão montadas nesta segunda-feira (22) com oferta gratuita de avaliação e manutenção básica preventiva do veículo.

“Neste ano, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito é dia 21 de novembro. Com esta ação, queremos mostrar que a melhor homenagem é a responsabilidade no trânsito, seja com a atenção às regras básicas de direção, seja com o cuidado preventivo com seu veículo”, disse o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher. Mais de 1,3 milhões de mortos por ano e 50 milhões de feridos em todo mundo

Novembro também é o mês escolhido para dar luz à conscientização sobre a saúde do homem. E em outra tenda serão oferecidas consultas de enfermagem exclusivas para homens; agendamento para consultas médicas; testes rápidos de ISTs e contra a COVID, além de vacinas.

A secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, afirma que tal qual os cuidados com a saúde feminina no Outubro Rosa, o Novembro Azul visa a conscientizar os homens sobre exames para a detecção precoce do câncer de próstata, além de promover a saúde e o cuidado para outras doenças. Estamos atendendo em nossas unidades de saúde de forma especial este mês e também fazendo parcerias com empresas que têm seus colaboradores homens à frente de serviços. “Trazer esta ação para as ruas é importante para motivar a realização de exames regulares e o diagnóstico precoce. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Isso é alarmante e deve ser mudado.”, enfatizou.

Dicas para uma manutenção básica preventiva

• Pneus: Verifique se estão em boas condições, calibrados, com rachaduras ou carecas. Certifique-se se o estepe está no veículo e em condições de uso.
  • Luzes: Teste as luzes dos faróis, alertas e freios.
  • Alinhamento e balanceamento: Devem ser feitos a cada 10 mil km.
  • Verifique os níveis de: Fluido de freio, líquido de arrefecimento, óleo, embreagem, transmissão automática, direção hidráulica e água.
  • Triângulo sinalizador e macaco: Verifique se está no carro.
  • Mangueiras: Teste se há vazamento de combustível ou água.
  • Bateria: Verifique e troque a cada 3 anos.
  • Combustível: Assegure-se da quantidade de combustível.
  • Limpador de pára-brisas e buzina: Certifique-se se estão funcionando corretamente.
  • Espelhos retrovisores: Veja se estão devidamente ajustados e se é possível visualizar com nitidez a via e os componentes do trânsito.

Serviço:
AÇÃO EDUCATIVA BLITZ DE RESPEITO E NOVEMBRO AZUL
Data:
segunda-feira (22)
Horário: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h.
Local: Entrada do bairro Marcílio de Noronha, Rua Espírito Santo, próximo ao supermercado Extrabom.
Ações de Trânsito: Oferta
gratuita de avaliação e manutenção básica preventiva do veículo — carro de passeio e moto:
Motos
: Verificação de óleo, condições dos pneus, checagem de corrente de transmissão, fluidos e verificação de freios, funcionamento de interruptores, cabos de embreagem e manetes.

Carros: Orientação sobre medidas preventivas como forma de evitar acidentes com entrega de panfleto educativo e checagem de itens básicos como nível de óleo do motor e da embreagem e nível de água do radiador.

Ações de Saúde:
Consultas médicas e de enfermagem exclusivas para homens. Atendimento médico aos homens com ênfase na prevenção. Oferta de testes rápidos de ISTs e vacinas.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo