Dia Nacional dos Rios: Reflorestar Viana faz trabalho para preservar rios do município

Créditos: Divulgação

Nesta quarta-feira (24) é comemorado o Dia Nacional dos Rios, data em que é fomentada a preservação e proteção desses recursos naturais de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas.

Viana tem em seu território dois importantes rios que abastecem milhares de pessoas na região metropolitana no Estado: o Jucu e o Formate.

Para a preservação desses mananciais, é essencial que se preserve a mata ciliar, vegetação presente nas margens dos rios. Essa mata evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação.

Para preservar esses importantes recursos, o programa Reflorestar Viana está cadastrando produtores rurais do município que possuem corpo d’água em suas propriedades para a recuperação de áreas de preservação permanente (APP’s). O projeto possibilita a produção de água, a partir da ampliação da cobertura de mata ciliar.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz, ressalta o programa retomou as atividades e está visitando localidades do município.

“A retomada do Programa Reflorestar é de imensa importância para o município de Viana, para a conservação dos nossos rios, para durabilidade das nossas águas e consequentemente, para manutenção da alta produção da nossa atividade agrícola e qualidade de vida dos munícipes. Também interfere diretamente na estabilidade do clima”, pontuou o secretário.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizam o mapeamento de áreas de margens de rios, córregos, nascentes e afins, e depois avaliam onde é possível plantar novas árvores para executarem a recuperação.

A meta do programa da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), é plantar, ao menos, 13 mil mudas em um território estimado em 10 hectares nesta etapa.

O Reflorestar Viana atuará em outras duas regiões do município: na segunda fase, na Bacia Alto e Médio Jucú e Rio Jacarandá. O prazo para cadastro vai até fevereiro do ano que vem. A terceira fase ocorrerá na Sub Bacia Pedra da Mulata/BR-101 e Baixo Jucú. O cadastro vai até agosto de 2022. Os interessados já podem contactar a Prefeitura para obter mais informações.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo