IPREVI presta contas de 2021 em audiência pública

Foto: Carla Nicchio

A audiência pública para prestação de contas do exercício de 2021 foi realizada pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Viana (IPREVI), na manhã desta sexta-feira (26). O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Viana e teve como objetivo de dialogar entre governo e sociedade.

A audiência pública de prestações de contas foi uma forma de transparecer a responsabilidade e o equilíbrio atuarial e financeiro. Foram apresentadas as ações de janeiro a outubro deste ano prestando conta a todos os servidores do município e órgãos de controle e fiscalização.

A secretária e presidente do IPREVI, Maria da Penha Lopes Soares Rocha, contou que a realização da audiência pública atende a proposta dar ciência a todos sobre as metas e ações desenvolvidas pelo Instituto no ano de 2021.

“A proposta do instituto é cumprir com os requisitos de transparência na gestão pública, fortalecer o controle social, capacitação da equipe e incentivar a participação dos segurados na vida do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)”, pontuou a secretária.

Segundo a presidente, o instituto fez a adesão ao Pro-Gestão, Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no ano de final de 2019.

“Algumas ações não foram realizadas em 2021 por conta da pandemia. Desta forma, a meta para 2022 é realizar as ações e até o final do ano termos a certificação do Pro-Gestão Nível I. Com ela, o IPREVI terá mais benefícios para a gestão”, enfatizou Maria da Penha.

Josué Cláudio Nascimento, que esteve presente na cerimônia, comentou que é importante a participação de todos os servidores na audiência pública pelo fato de entender como funcionam os serviços.

“É essencial que o servidor procure entender como as contribuições são gerenciadas pela pasta e que futuramente irão proporcionar uma aposentadoria digna que nos faz garantir segurança e tranquilidade”, disse o servidor.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo