Atividades diferenciadas durante a Educação Física no CMEI Biluca transformam o ambiente escolar

A forma diferenciada de envolver os estudantes nas atividades torna o momento escolar mais dinâmico.

O aprendizado em sala de aula com cadernos e apostilas é essencial para o desenvolvimento dos alunos, mas para potencializar o ensino e tornar o ambiente escolar mais atrativo, professores de Educação Física do CMEI Professora Biluca, em Viana Sede, resolveram inovar. A ideia inicial era desenvolver uma ação diferente com o objetivo de despertar o interesse das crianças com idade entre 4 e 5 anos e resgatar os “Jogos Mirins de Viana”, quando eram realizadas diversas atividades de aventura. O evento envolvia as Unidades de Educação Infantil do município e foi adiado por causa da pandemia. A última edição aconteceu em 2019.

A forma diferenciada de envolver os estudantes nas atividades torna o momento escolar mais dinâmico, além de proporcionar uma boa interação com os alunos. De acordo com Jolian Ricardo de Souza e Souza, professor de Educação Física do CMEI Biluca, os esportes apresentados aos pequenos aventureiros dentro da escola foram: hipismo, surf, esporte de aventura – slackline, escalada e montanhismo. A experiência mais recente foi com a asa-delta.  “Queríamos fazer algo diferente e tivemos essa ideia, pensando principalmente no cuidado com a segurança dos alunos. Gosto de montar e trazer coisas novas. Trabalho com a ajuda de outro professor, o Carlos, e do aprendiz Gustavo, estudante de Educação Física”, destaca Jolian.

Com as aulas externas diferenciadas, a criança desenvolve consciência corporal, orientação espacial, reflexo e equilíbrio. Quando a experiência é realizada em grupo, é possível trabalhar a comunicação, socialização e empatia. Jolian explica que as atividades trabalham também a inclusão. “Nas minhas aulas todos participam”, finaliza o professor.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo