Férias em Viana: saiba opções para curtir o verão na cidade

Janeiro chegou com expectativa de férias! Neste período do ano muitos aproveitam para curtir um passeio ou viajar em família. Apesar disso, durante a pandemia, a melhor escolha é fugir das aglomerações e evitar viagens longas, procurar locais mais próximos de casa é o ideal.

Viana, conhecida como portal das montanhas capixabas, pode ser o destino das suas próximas férias. Com regiões de montanhas, sítios e espaços de lazer, além de área para prática de esportes radicais e uma rica cultura, o município possui ainda igrejas centenárias que carregam a história da colonização portuguesa no Espírito Santo.

Pensando nisso, separamos dicas de diversão para todos os gostos na cidade. Confira:

Turismo religioso
O grande destaque do turismo vianense são as igrejas centenárias, marcas da fé e crenças muito presentes na cultura da população local. As Igrejas Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, e a Nossa Senhora de Belém, em Jucu, preservam traços da influência jesuíta no município.

Circuito cultural
A Casa da Cultura, a Galeria de Arte Casarão e a Estação Ferroviária, localizadas em Viana Sede, são espaços culturais que guardam a história e promovem o encontro entre o passado e o presente de quem os visita. Os prédios históricos, como o Casarão, onde funciona a Galeria de Arte do município, preservam a história de Viana e do Estado. Nestes espaços, são realizadas exposições e manifestações artísticas com o objetivo de fomentar a cultura.

Cervejaria Else Beer

A Cervejaria Else Beer foi a primeira cerveja artesanal capixaba a obter registro no Ministério da Agricultura.

Localizada em Pedra Mulata, região rural de Viana/ES e a 35km da Grande Vitória, tem capacidade instalada para produzir 4.000 litros de cerveja. A cervejaria Else é a primeira empresa a produzir cervejas artesanais no Espírito Santo. Sua fábrica, que está localizada Viana, produz atualmente duas versões: Clássica e Jacarandá.

Rampa do urubu

Com mais de 260 metros de altitude, a Rampa do Urubu é um local ideal para quem pratica voo livre. Além de oferecer características favoráveis para o esporte, o local dispõe de vista privilegiada, ar puro e natureza exuberante. O acesso é pela BR 262, no Km 15 e o local não é apenas para os praticantes de voo livre, mas também para os admiradores da natureza e da paisagem que pode ser vista lá do alto. O local também é bem frequentado por ciclistas que gostam de uma trilha mais pesada por conta das subidas que integram a localidade.

Sitio Dafamília
Localizado às margens do Rio Jucu, o sítio oferece uma bela área verde, com piscina e campo de futebol. O espaço ainda oferece uma área de churrasco e um cerimonial para a realização de eventos.

Sítio Loddi
Outro atrativo turístico de Viana é o Sítio Loddi. Situado em Jucuruaba, o espaço oferece piscina, área de churrasco e um espaço para reuniões e festas.

Sítio do Rui
Também localizado em Jucuruaba, o Sítio do Rui oferece uma ampla área verde e piscina para a diversão dos visitantes.

Piscina do Zé Maria
A Piscina do Zé Maria é um espaço de lazer localizado em Formate. Conta com várias piscinas, além de campo de futebol e espaço para churrasco e confraternização.

Rancho Mamoeiro
Localizado a cerca de 1,5 quilômetro da Estrada do Seringal, em Araçatiba, o rancho conta com área verde, campo de futebol, piscina, playground, churrasqueira, área coberta. Para abrigar eventos dos mais diversos tipos, o rancho disponibiliza fogões, freezers e mesas. Em breve os visitantes poderão contar também com um alojamento.

Cachoeira do Aloísio
Quem deseja curtir o verão em Viana, a Cachoeira do Aloísio, em Formate, é mais uma das opções de diversão em Viana. Além das águas refrescantes, o local conta com uma área para camping e uma lanchonete que oferece salgados, bebidas e nos finais de semana, almoço. Para desfrutar das belezas da cachoeira, é cobrada uma taxa. O visitante também tem a opção de levar o que vai consumir e pode fazer até mesmo um churrasco. A área de camping comporta até 100 pessoas, para utilizá-la é cobrada uma taxa de R$ 25 e não é necessário agendamento prévio.

Sítio Gava
Localizado em Piapitangui, área rural do município, o local faz parte do Circuito de Agronegócio, um dos cinco Circuitos de Viana. Quem ainda não conhece o sítio Gava precisa se programar e agendar, pois o local atende grupos com datas previamente marcadas. Entre seus maiores atrativos para o verão, estão as piscinas de águas cristalinas que brotam das pedras. O local tem espaço para camping, lanchonete para os visitantes e área de convivência.

Parque Túnel da Alegria
O parque localizado em Formate conta com várias cachoeiras e 10 piscinas naturais, toboáguas e churrasqueiras. O parque tem valor de entrada, mas também pode ser reservado para eventos.

Pousada Olhos D'Água
A Pousada Olhos D'Água, localizada em Biriricas de Cima, faz parte do Circuito de Agronegócio do Catálogo dos Circuitos Turísticos de Viana.

Com piscinas de água natural, sauna, cachoeira, campo society e espaço com jogos, a pousada junta o útil ao agradável aliando em um só espaço, diversão e conforto para atender seus clientes e hóspedes com serviços de bar e restaurante.

Para mais informações acesse nossa página sobre os espaços de lazer de Viana. Acesse aqui.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo