Procon Viana divulga dicas para não cair em golpes do Pix

O Pix surgiu em há pouco mais de um ano como a ferramenta para revolucionar a forma de receber e pagar. Com apenas um toque, os consumidores passaram a conseguir fazer transferências para qualquer instituição financeira em questão de segundos e melhor, sem custos.

Apesar disso, pouco após a criação do sistema, o número de fraudes com o uso do Pix cometidos por criminosos cresceu no país. Seja para fazer transferências irregulares de dinheiro ou para conseguir dados pessoais e bancários dos consumidores, os golpistas utilizam a ferramenta e causam desfalques financeiros nos consumidores.

Com a chegada da semana do consumidor, celebrada a partir desta segunda-feira (14), diversas ofertas começam a surgir nas lojas e nas redes sociais. Para não sofrer prejuízos, o Procon de Viana faz um alerta para algumas fraudes estão sendo cometidas.

Um dos golpes mais comuns são as mensagens de contatos próximos pedindo transferências e indicando uma conta diferente para fazer um Pix. Fique atento: esse pode ser o velho golpe da mensagem do “amigo”. O golpista finge ser um conhecido para enganar a vítima, que transfere o dinheiro pensando ajudar alguém conhecido.

Se alguém te pedir ajuda financeira, ligue para a pessoa e verifique se o pedido é verdadeiro. Essa pessoa pode ter tido o seu perfil no aplicativo de mensagens clonado. E para não ser o seu aplicativo clonado e ser o “amigo” da vez, ative o duplo fator de autenticação nas configurações de privacidade da sua conta.

Outra dica importante é conferir seus dados e os do destinatário antes de confirmar um Pix como, por exemplo, verificar se o site ou a plataforma são mesmo do seu banco.

“O Pix é novidade, mas os cuidados que você deve ter para não cair em golpes são os mesmos de sempre”, afirmou Patrícia Chagas, gerente do Procon de Viana.

Patrícia orienta ainda que, para continuar aproveitando o Pix com todas as suas vantagens em segurança, o consumidor deve desconfie de ofertas imperdíveis e promessas de grande retorno financeiro. Ao fazer uma compra on-line, pesquise sobre o ofertante em sites especializados.

Os dados pessoais também devem ser protegidos, portanto, a orientação é nunca compartilhar dados de usuário e senhas com terceiros, principalmente por telefone ou mensagem. Além disso, o consumidor deve ficar atento e nunca anotar senhas em papel, celular ou computador e criar senhas complexas, sem dados pessoais ou números repetidos ou sequenciais.

Outra dica é não clicar em links de origem suspeita, como os recebidos por mensagem de texto, e-mail ou pelas redes sociais.

Por fim, em caso de dúvidas, entre em contato com o seu banco pelos canais de atendimento oficiais e confirme as informações para cair em golpes.

“Caso tenha sido vítima de uma fraude, orientamos ao consumidor que uma ocorrência seja registrada na polícia e entre em contato com o Procon Municipal, onde receberá todas as orientações”, comentou a gerente municipal do órgão.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo