Escola abre portas para famílias conhecerem o dia a dia dos filhos

Apresentações musicais, leitura e palestra sobre prevenção de acidentes domésticos marcaram o Dia da Família na Escola no CMEI Izabel Merscher Helmer, no bairro Industrial, nesta sexta-feira (06). A escola abriu as portas para receber familiares e responsáveis pelos cerca de 180 alunos da unidade.

A atividade, que faz parte do calendário escolar do município, contou com a presença de agentes da Guarda Civil Municipal de Viana e do tenente-coronel Carlos Wagner Borges, idealizador do projeto “Mãe Prevenida Vale Uma Vida”, que ajuda a prevenir acidentes domésticos e a prestar primeiros socorros.

"O projeto completa oito anos no mês de maio e já treinou mais de 40 mil mães e pais em todo o Estado. Tive a oportunidade de levar conhecimento de prevenção no  sentido de como evitar morte e acidentes de criança em casa e no ambiente da escola, por este ambiente ser uma extensão da casa dessas crianças. O objetivo é evitar que a gente tenha morte de crianças vítimas de acidente doméstico no Espírito Santo", disso o tenente-coronel.

A diretora da escola, Nerli Teixeira, conta que os pequenos tiveram a oportunidade de passar um tempo com os pais, para brincar e aprender no ambiente escolar. O objetivo é integrar as famílias às atividades escolares das crianças.

“As atividades realizadas na escola em parceria com pais contribuem muito para o desenvolvimento das crianças neste momento tão importante para a alfabetização e crescimento dos nossos pequenos alunos. Uma ação com leitura, música, jogos, brincadeiras e atividades lúdicas propiciam essa integração entre escola e família”, explicou a diretora.

Entre as atividades, o pequeno João Lucas, de 5 anos, emocionou os pais e incentivou os colegas de escola ao ler o livro “A Pequena Sementinha”, que faz parte do projeto Minha Biblioteca: Ler, Contar, Encantar. O programa distribui livros aos alunos para montarem seu próprio acervo em casa. Desde 2019, a Secretaria de Educação já entregou 13 títulos e outros sete vão se somar à coleção até novembro.

“Estamos muito felizes em participar e prestigiar esse momento. É muito importante ver que nosso filho está se desenvolvendo bem e sentimos muito orgulho em saber que ele está sendo muito bem instruído. Ver nosso filho lendo bem é muito satisfatório para nós”, disse Sidileia Santos Souza Costa, mãe de João Lucas.

Ao final do evento, as crianças participaram de uma apresentação musical com o cantor Wilberth Rodrigues e Silva, pai do Yan, aluno da escola. Além de canções sobre preservação do meio ambiente, os pequenos cantaram músicas em homenagem às mães pelo seu dia, comemorado neste domingo (8).

“Ensaiamos por alguns dias para trazer uma homenagem para todos que estiveram presentes. É muito importante fazer parte deste momento de interação com os dons e talentos com as crianças e com meu filho. Isso não tem preço e é algo que vou levar para a vida”, relatou Wilberth.

A secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, destaca a importância da participação dos pais e responsáveis na vida escolar das crianças.

“Esse projeto propicia que os pais conheçam melhor a escola, os professores, principalmente após esse período de pandemia, e faz com que as crianças se sintam acolhidas. É muito importante a participação de todos”, pontuou a secretária.

Dia da Família na Escola

O Dia da Família na Escola é uma das ferramentas para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e desenvolvimento pedagógico nas escolas. A ação é realizada todo ano nas escolas desde a educação infantil até a Educação para Jovens e Adultos (EJA) e as escolas do campo, com atividades pensadas conforme o público-alvo.

As atividades, que fazem parte do calendário escolar, estão sendo realizadas nas 39 unidades da rede municipal de ensino do município.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo