Artesanato inspirado em Viana é destaque na Feira do Empreendedor

Peças artesanais são feitas com riqueza de detalhes que requerem atenção e dedicação. Todos os trabalhos são singulares, o que atribui maior valor a cada um deles. É nesse mesmo sentido que surgem as histórias das criadoras desses materiais, desde o contato à paixão pela arte, elas mostram como seus talentos são únicos e a forma como o artesanato mudou suas vidas se mostra inspiradora.

Para além da fonte de renda, o encontro com o artesanato surge de outros fatores. O uso da atividade para aliviar o estresse, para tratar sintomas de depressão e para deixar fluir a veia artística são exemplos disso. E uma vez que se aplica seu talento, torna-se rotina. As artistas são rendidas pela obra. E não fica por aí: o saber é passado de pessoa a pessoa.

A Ruimara Fonseca Martinazzi avalia o artesanato como uma terapia. Antes de trabalhar no mundo dos acessórios, ela trabalhava com confecção de roupas, atividade que realizava desde que tinha 13 anos de idade. E a guinada veio como forma de aliviar a pressão. "Comecei a fazer artesanato porque era gostoso", revela.

O início da nova jornada foi gradual e a partir da demanda do público. "As primeiras peças que fiz eram com quadros de Viana e, aos poucos, as pessoas me pediam para fazer bolsas, capa, necessaire e aprendi a fazer para atender esses novos clientes", explica.

E essas habilidades adquiridas por meio dos estudos não ficaram apenas com a empreendedora. Ruimara conta que recebia diversos pedidos para que organizasse aulas para disseminar seu conhecimento de aproximadamente 20 anos. Hoje, ela dá aula de patchwork e costura criativa. E, assim, de microempresária, ela se transformou em semente.

Esse é o caso da laceira Alessandra da Silva Lopes, que aprendeu a fazer artesanato como forma de lidar com a depressão. A empreendedora conta que a trajetória iniciou com o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que a encaminhou ao grupo de economia solidária de Viana, em que conseguiu realizar cursos de confecção de peças artesanais. "Fazia outros tipos de artesanato, mas com os cursos e muito treinamento aprendi a fazer laços que são a minha fonte de renda hoje", explica.

O grupo Inclusão Produtiva de Viana é uma importante válvula de escape às famílias e, através de editais angaria recursos para a realização das aulas e por meio das feiras expõe o trabalho das novas artesãs. No stand composto pelo grupo, várias obras de empreendedoras de Viana estão expostas, sempre trazendo um pedacinho da cidade em seus materiais. São bolsas, toalhas, quadros, laços, panos, entre outros, produzidos em comunidade. O sucesso dos cursos realizados pela equipe com a comunidade, com apoio da Prefeitura de Viana, na aplicação da Lei Aldir Blanc, pode ser comprovado na quantidade de peças, disponíveis para venda, que foram realizadas durante as aulas.

Essa é uma das tantas histórias que encontramos na primeira Feira do Empreendedor de Viana. São 80 expositores com trabalhos na área alimentícia, artesanal, floricultura, cervejaria e que, além da prestação de serviço, apresentam grandes histórias e simpatia. A Feira fica aberta ao público até domingo (8).

A feira é realizada pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria da Associação Empresarial de Viana (AEV) e apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento tem entrada gratuita e reúne micro e pequenos empreendedores de diversas áreas do município, como Agricultura Familiar, Artesanato, Economia Solidária, entre outros.

Além de apresentar as produções gastronômicas e artesanais dos empreendedores do município, a Feira do Empreendedor de Viana terá ainda apresentações culturais. Os destaques buscam reforçar as qualidades do município capixaba e oferecer ao público uma experiência única.

Confira abaixo a programação da Feira do Empreendedor de Viana

SÁBADO

16h – Abertura da Feira para o público

17h – Apresentação cênica: Circo Rever