Viana comemora 205 anos da Festa do Divino Espírito Santo

Um dos símbolos de fé e cultura mais tradicionais do município terá uma programação que reúne religiosidade e história, marcando um momento importante no município. A Festa do Divino Espírito Santo, com celebrações e costumes, faz parte de mais de 200 anos da história vianense.

O evento tem apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT).

A festividade conta com programação repleta de novenas, missas e procissões realizados na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede. O evento conta ainda com quermesse, venda de comidas típicas, shows musicais, leilão e sorteios.

Os festejos começam 50 dias após o Domingo de Páscoa e o encerramento ocorre no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos.

A festa também tem suas raízes em Portugal, em suas nove ilhas de Açores. A importante manifestação cultural foi trazida por colonos que povoaram o município no século XIX e reverberam até a atualidade, dois séculos depois.

Origem portuguesa

A celebração do Divino Espírito Santo teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320. A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que simboliza o rito, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimoD. Afonso, herdeiro do trono.

De acordo com os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches.

Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade.
Seus maiores símbolos são a bandeira vermelha e a pomba branca. A Festa do Divino começou a ser celebrada no Brasil por volta de 1765, trazida por portugueses principalmente para as áreas de mineração do ouro.

Confira a programação:

Sexta-Feira (03/06)
19h - Terço do Divino Espírito Santo

19h30 - Missa com padre Rodrigo Costa

20h30 - Barracas, roleta e pescaria e show com a Banda da Polícia Militar

22h - Show com Richard Viana

Sábado (04/06)
18h00 - Procissão com Banda Marcial da Escola Cívico-militar Divaneta Lessa de Moraes a casa da imperatriz

19h - Terço do Divino Espírito Santo

19h30 - Missa com padre Ribamar Divino Vieira

20h30 - Barracas, roleta e pescaria

22h - Show com João Felipe e Rafael