Município inaugura estação meteorológica

A Prefeitura de Viana inaugurou na tarde desta quinta-feira (18) a primeira Estação Meteorológica da cidade. O equipamento vai trazer benefícios ao município, como dados meteorológicos para realização de ações de prevenção de desastres naturais.

O material é composto por diversos aparelhos que possuem funções diferentes, como: radiômetro, responsável pela medição de energia solar recebida na área; pluviômetro, que realiza a medição da quantidade de chuva, além de conter sensores de temperatura e umidade do solo, para prever possíveis desmoronamentos.

A estação foi realizada por meio do Programa de Gestão das Águas e da Paisagem. Ela contém 10 metros de altura e custou, aproximadamente, R$ 300 mil. Investimento que levará segurança aos vianenses. Os equipamentos emitem dados a cada 15 minutos, dados esses, enviados diretamente para a Defesa Civil da Cidade.

A Tenente Luiza, que compõe a equipe da Defesa Civil, comentou sobre a instalação do novo equipamento:

“Uma vez que é possível monitorar os sistemas meteorológicos, obter um histórico de seu comportamento, calibrar e fornecer condições de entrada para modelos numéricos de previsão de tempo, nós conseguimos antecipar uma possível situação de risco e cuidar da população de forma rápida e eficaz” disse a Tenente.

A parceria foi firmada com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES) para a implementação de uma estação meteorológica automática de superfície.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo