Empreendedorismo tem espaço na 3ª Festa da Cana e do Mel

A festa mais doce do Espírito Santo também é um lugar para empreender! O maior festival da agroindústria vianense reúne 35 expositores que vendem seus produtos em um espaço dedicado para a Feira do Empreendedor.

O festival, que acontece entre está quinta (01) até este domingo (04), no Parque de Exposições de Viana Sede, traz um fomento para o empreendedorismo vianense, responsável pelo aquecimento da economia do município.

Produtores foram selecionados por meio de edital realizado pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC).

Os estandes trazem opções para todos os gostos, desde artesanato, gastronomia, economia solidária, agroindústria a micro e pequenas empresas. São artesanatos e  produtos caseiros como linguiça artesanal, doce de banana, pimentas artesanais, bolos confeitados, doces, salgados e o principal: muita cana e mel.

“A feira é uma oportunidade de expor o trabalho dos empreendedores responsáveis pela retomada da economia do município e contribuir para o trabalho daqueles que têm potencial de tornar Viana uma potência empreendedora capixaba. O evento é uma oportunidade para todos os consumidores conhecerem mais sobre o que é produzido em nosso município”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno.

A feira dá espaço para empreendedores de diversas áreas exporem seus trabalhos e conquistar novos consumidores. Esse é o caso de Adriana Aquino, presidente do projeto de artesanato solidário Amor Solidário. Ela conta que o projeto começou durante a pandemia com o objetivo de arrecadar renda para custear doações para pessoas com deficiência de Viana.

"Participar dessa feira é uma oportunidade única de mostrar nosso trabalho para milhares de pessoas e alcançar um novo público com nosso projeto. Somos mães que produzem artesanato por amor e por esperança de dias melhores para pessoas com deficiência", disse Adriana.

Além desse estande, o destaque da feira são os espaços de produtos do agronegócio e gastronomia. O cheiro dos produtos feitos por Adão Geraldo de Miranda no estande da JK Derivados de Carne atrai a todos que passam pelo espaço. São cortes suínos, torresmo e linguiças saborosas que, segundo ele, são o carro-chefe da produção.

"Já participei da Feira do Empreendedor e estou aqui novamente para vender meus produtos, mas acima de tudo, expor a produção para os consumidores que ainda não conhecem", comentou.

Cervejarias artesanais

Além dos estandes de empreendedores, o evento também conta com um espaço dedicado para cervejarias artesanais. Ao todo, mais de 14 cervejarias artesanais parceiras que vão integrar o Polo Cervejeiro marcam presença no evento.

3ª Festa da Cana e do Mel

A Festa da Cana e do Mel retorna em sua 3ª edição para agitar Viana. Com atrações locais e nacionais, o evento reúne rock nacional, forró e muito sertanejo.

Entre as principais atrações do festival estão Nando Reis, Alemão do Forró, Gabriel Gava e Bruna Viola. Os shows acontecem no Parque de Exposições, em Viana Sede, desta quinta até domingo, 4 de setembro.

O festival traz ainda o Magic Park, um parque de diversões com brinquedos como caribe, roda gigante, barco pirata, montanha-russa infantil, tagadá, autopista, trem fantasma e carrossel para agitar o público. Nesta sexta-feira,  sábado e domingo uma atração a mais: o rodeio com competições.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo