Alunos da UFES de Alegre visitam o campo de lúpulo de Viana

Foto: Israel Magioni

Conhecimentos e novas descobertas sobre o lúpulo, em uma amanhã de aula prática para os alunos do curso Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal de Alegre.

Na manhã desta quarta-feira (19) os estudantes da UFES de Alegre vieram ao município para conhecer o primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país, com cerca de 110 metros quadrados e 64 mudas de lúpulo em crescimento.

O secretário executivo do polo cervejeiro Francisco Sizino e o professor do IFES Juliano Souza receberam os formandos em Engenharia de Alimentos e explicou sobre as estratégias e técnicas de plantio, colheita e produção do lúpulo.

Foto: Israel Magioni

“Estou muito feliz em recebê-los aqui no nosso campo de lúpulo, tenho certeza que essa aula prática será muito valiosa para formação de todos vocês. Tudo que produzimos aqui no município é passado para os produtores. Informamos os custos necessários para montar o campo, cuidar e realizar as produções de forma adequada. Viana é a capital do lúpulo, estamos com demandas de mais de 15 cervejeiros interessados em nosso trabalho, e nosso objetivo é melhorar a cada dia” afirmou o secretário.

Erick Fonseca, estudante do oitavo período de Engenharia de Agricultura, comentou que a aula muito foi uma experiência ótima para ele e os colegas. 

"Muito interessante a gente conseguir ver como que é estruturado, como que vocês tão conseguindo realmente fazer algo em coisas que a gente via que não era possível fazer no Brasil antes. Então, eu tô achando muito interessante. Nunca tinha visto o lúpulo de perto, achei bastante cheiroso" disse o aluno.

Foto: Israel Magioni

As mudas plantadas no viveiro começam a produzir a partir de três meses as inflorescências, que contêm substâncias importantes que garantem aroma, amargor e outras propriedades à cerveja.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Kaio Torres

Publicado em quarta-feira, 19 de outubro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915