Alunos da UFES de Alegre visitam o campo de lúpulo de Viana

Foto: Israel Magioni

Conhecimentos e novas descobertas sobre o lúpulo, em uma amanhã de aula prática para os alunos do curso Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal de Alegre.

Na manhã desta quarta-feira (19) os estudantes da UFES de Alegre vieram ao município para conhecer o primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país, com cerca de 110 metros quadrados e 64 mudas de lúpulo em crescimento.

O secretário executivo do polo cervejeiro Francisco Sizino e o professor do IFES Juliano Souza receberam os formandos em Engenharia de Alimentos e explicou sobre as estratégias e técnicas de plantio, colheita e produção do lúpulo.

Foto: Israel Magioni

“Estou muito feliz em recebê-los aqui no nosso campo de lúpulo, tenho certeza que essa aula prática será muito valiosa para formação de todos vocês. Tudo que produzimos aqui no município é passado para os produtores. Informamos os custos necessários para montar o campo, cuidar e realizar as produções de forma adequada. Viana é a capital do lúpulo, estamos com demandas de mais de 15 cervejeiros interessados em nosso trabalho, e nosso objetivo é melhorar a cada dia” afirmou o secretário.

Erick Fonseca, estudante do oitavo período de Engenharia de Agricultura, comentou que a aula muito foi uma experiência ótima para ele e os colegas.

"Muito interessante a gente conseguir ver como que é estruturado, como que vocês tão conseguindo realmente fazer algo em coisas que a gente via que não era possível fazer no Brasil antes. Então, eu tô achando muito interessante. Nunca tinha visto o lúpulo de perto, achei bastante cheiroso" disse o aluno.

Foto: Israel Magioni

As mudas plantadas no viveiro começam a produzir a partir de três meses as inflorescências, que contêm substâncias importantes que garantem aroma, amargor e outras propriedades à cerveja.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo