Prefeitura e SEBRAE oferecem oficinas gratuitas para artesãos do município

Visando incentivar à economia criativa do município, por meio de capacitação para artesãos, é que a Prefeitura de Viana, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-ES), promove o primeiro ciclo de oficinas para capacitação dos artesãos de Viana. Os interessados devem fazer inscrição, pessoalmente, na sede da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECCT), no prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, de 09h às 18 horas.

As oficinas serão ministradas uma vez por semana durante seis semanas seguidas para turma de capacidade máxima de 20 profissionais. Ao final os participantes podem solicitar o certificado de conclusão. No cronograma estão previstas palestras sobre Microempreendedor Individual (MEI), além de oficinas de Design e Criatividade, Design e Identidade, Design e Processos, Design e Embalagem, Gestão e Formação de Preço e Gestão e Comercialização.

De acordo com a secretária de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, as oficinas fazem parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas no município que buscam incentivar o trabalho desses profissionais. “Nosso objetivo é estimular às atividades artesanais como fonte de renda, o artesanato como vínculo cultural da região e ainda a profissionalização do artesão. Estamos dando esse suporte para que, futuramente, eles estejam com o projeto consolidado”, explica.

Feira de Artesanato

Tapetes de crochê, roupas e flores. Tudo em um mesmo espaço, trazendo cultura e a criatividade de artesãos de Viana. No domingo (02), a partir das 08 horas, a praça Expedicionário Jerônimo Leite, em frente à Prefeitura, sediará a 1ª Feira de Artesanato  de Viana, a 'Artesanarte'. A Feira de Artesanato, que segue até às 18 horas, também terá roda de viola e apresentação de forró ao longo do dia.

A feira com o apoio da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana será semanal e contará com 30 artesãos do município. Durante essa 1ª Feira, será realizada a transmissão ao vivo do Programa Roda de Violeiros, da Rádio Espírito Santo, a partir das 8 horas. Terá também apresentações de forró com essa equipe às 13 horas, também na Praça de Viana Sede.

Os participantes da feira estão sendo selecionados a partir da ordem de chegada e pela frequência nas reuniões que estão sendo realizadas com a equipe da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana. Nelas, o grupo organizou o regulamento da feira e tem organizado o evento de forma conjunta.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540