Viana é exemplo de desenvolvimento para municípios da Grande Vitória

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha visitaram, durante esta quinta-feira (29), as atividades e programas desenvolvidos pelo município de Viana.  A visita contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, Wellington Simo, a chefe de gabinete de Desenvolvimento, Carolina Rego e a assistente social do Sine/Qualificação, Silvia Renata Rodrigues. A secretária de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano de Viana, Gabriela Siqueira, acompanhou a equipe e explicou como o município tem avançado.

O primeiro local foi o Centro de Qualificação Profissional de Viana. Lá, a equipe foi recepcionada pela equipe que coordena o programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda, o Gerar, lançado em janeiro deste ano, onde tem disponibilizado cursos de qualificação e capacitação em parceria com o programa OportunidadES do governo do Estado, Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), além de outras instituições parceiras.

Eles, também, visitaram o Centro do Empreendedor e a construção que segue em andamento do Centro de Múltiplo Uso “Poupa Tempo” (CMU), localizados em Marcílio de Noronha. No Centro do Empreendedor, a equipe conheceu as conquistas já alcançadas pelo Programa Nossocrédito no município, as facilidades e os benefícios disponibilizadas para os empreendedores e o Projeto Empreendedor Legal, que tem formalizado o empreendedor que ainda se encontra na informalidade.

Na visita ao Poupa Tempo, a secretária de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Gabriela Siqueira, explicou sobre os benefícios que serão gerados pelo novo espaço, a partir dos serviços oferecidos à população e concentrados em apenas um lugar. “Neste espaço, iremos reunir os diversos serviços ofertados pela Prefeitura, além de outros serviços em parcerias com algumas instituições. Tudo em Marcílio de Noronha, onde está concentrado o maior número de comércio e serviços”, disse a secretária.

Ao final da visita, a equipe ficou encantada com toda a estrutura de Viana, e, principalmente, em relação à atenção dispensada à qualificação profissional e as oportunidades geradas pelo programa Gerar. “Viana está de parabéns! Percebemos de fato que o município tem se tornado referência em todo o Estado. O que mais me encanta é essa sensibilidade que o município teve ao aliar a geração de renda com as oportunidades geradas a partir da qualificação profissional ao cidadão vianense. É a gestão pensando no melhor para o munícipe”, apontou o secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, Wellington Simo.

Já o assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Vila Velha, Rodolmario dos Santos, também ficou encantado com Viana. O assessor elogiou as oportunidades geradas também pelo Centro de Qualificação. “Esse mecanismo que o município projetou com todo esse universo que começa desde a qualificação até a criação de oportunidades, isso é fantástico. É difícil ver hoje um município que pensa assim. Percebemos que tudo está conectado aqui, além de gerar renda, o município mostra e ensina ao vianense o caminho da formalização. Quando fazemos algo pensando no todo, não tem como dar errado" disse.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br