Inovações tecnológicas auxiliam ensino em Viana

A tecnologia a favor da educação! É essa filosofia que tem auxiliado os professores de Viana no processo de aprendizagem dos mais de 12 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Equipamentos inovadores, recursos tecnológicos e importantes instrumentos para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes tem otimizado o dia a dia das escolas municipais.

Um dos equipamentos que tem deixado as aulas de Ciências, Geografia e Matemática mais divertidas é Laboratório Didático Móvel. O equipamento tem o objetivo de facilitar e proporcionar os estudantes o aprendizado, de forma prática, com uso de ferramentas tecnológicas.Além disso, ele é uma ferramenta que auxilia e otimiza o dia a dia dos professores em sala de aula.

De acordo com a secretária de Educação, Esportes e Lazer do município, Luzian Belisario, o equipamento torna as aulas mais dinâmicas e interativas. “As crianças aprendem com mais facilidade quando elas participam do processo de construção das atividades. Então o Laboratório veio auxiliar a transmitir o conteúdo e alunos vão ter a oportunidade de realizar experiências confirmando, assim, o que eles aprendem na teoria, por meio dos livros”, explicou.

E os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, garantem que, desde a chegada do laboratório didático, as aulas ficaram mais divertidas e o conteúdo mais fácil de apreender. “Com as aulas práticas ficou mais divertido aprender. A gente consegue sentir, pegar na mão e ver tudo aquilo que, antigamente, era só falado por meio dos livros”, diz o estudante Ricardo Falcão.

O laboratório reúne componentes, como globo terrestre, planetário, geoplano, arcada dentária, microscópio, entre outros que materiais que auxiliam o professor a atender a proposta curricular de ensino. “Com os avanços da tecnologia é importante que o município faça uso desses instrumentos para atualizar e modernizar a qualidade do ensino de Viana”, afirma o prefeito, Gilson Daniel.

Ponto Facial

Outra novidade presentes nas escolas de Viana é o Sistema de Gestão Educacional, que visa o controle da frequência dos alunos, por meio do ponto facial eletrônico. Com o ponto facial, não há a necessidade de realizar chamadas em sala de aula. Ele ajuda na diminuição da evasão escolar e dos atrasos, otimiza o tempo dos profissionais nas unidades de ensino e garante tranquilidade para os pais, tendo em vista a contribuição deste sistema, também, quanto à segurança dentro das escolas.

“Além de ajudar a diminuir a defasagem escolar, que é algo fundamental, a frequência dos estudantes poderá ser acompanhada pelos pais, uma vez que eles vão saber se o filho está realmente na escola, e qualquer coisa que aconteça, serão comunicados. O sistema encaminha uma mensagem de texto para os pais ou responsáveis comunicando a ausência do filho”, concluiu o prefeito.

Todas essas ferramentas estão inseridas no projeto transformação, modernização e atualização do ensino dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino, o Inova Escola. Segundo a secretária de educação, as ações do projeto Inova Escola vão desde incentivo à prática de esportes radicais até o uso de ferramentas de alta tecnologia no processo de ensino. “Essas ações convergem para melhorias da qualidade da educação e dos índices educacionais”, finaliza.

Lousa Digital

Além do Laboratório Didático Móvel e do Sistema de Gestão Educacional, ponto facial, outro aparato tecnológico utilizado nas escolas de Viana, são as lousas digitais.  Assim como as demais tecnologias educacionais, a lousas são utilizadas em sala de aula para motivar o processo de ensino nas escolas e dar ainda mais vida a prática docente e ao processo de aprendizagem das crianças.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540