Defesa Civil de Viana atua e orienta moradores que residem em área de risco

Foto: Kaio Torres

Diante das fortes chuvas que atingiram o Estado, a cidade está em alerta para os próximos dias. A Prefeitura de Viana, por meio das secretarias de Defesa Social (SEMDES) e Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS), intensificaram os trabalhos em suas respectivas áreas, ambas vistoriando córregos, rios e locais de risco.

Os serviços de prevenção, como limpeza de bueiros, córregos e piscinões, seguem intensificados durante o período de forte chuva. Durante o final de semana, o prefeito em exercício Fabio Dias, o secretário de Defesa Enoni Erlacher e o gerente de Defesa Civil Sebastião Almeida visitaram regiões de risco.

Foto: Kaio Torres

Os agentes da Defesa Civil, com as demais autoridades, fiscalizaram os bairros de Areinha, Campo Verde, Morada de Bethânia, Vila Bethânia, Tanque e Coqueiral de Viana para conferir o cenário de cada local. Os moradores foram devidamente orientados sobre os cuidados que deverão ser tomados caso a situação se agrave.

Em Viana, choveu mais de 70 mm por hora, enquanto a previsão dos meteorologistas era de, pelo menos, 50 mm por hora. Mesmo com a intensidade superior ao previsto, o município se preparou e não há registros de ocorrências graves no município até o momento. Apenas pontos isolados de alagamento, segundo os dados da Defesa Civil.

Na manhã desta segunda-feira (28), a SEMOPS deu prosseguimento aos trabalhos de limpeza de córregos e tapagem de buracos que surgiram com as fortes chuvas. Os bairros de Nova Bethânia e Universal foram os primeiros a receber cuidados nessa ação que continuará durante todo o dia.

Foto: Kaio Torres

Como agir em situação de risco

· Não jogue lixo ou entulho no córrego, para não obstruir a passagem de água, nem em terrenos baldios ou ruas;

· Limpe o telhado, calhas, condutores e caneletas para evitar entupimentos;

· Se houver alagamento, evite o contato direto com a água contaminada da enchente;

· Se estiver em local seguro, procure não se deslocar;

· Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;

· Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

· Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;

· Contato da Defesa Civil: 27 99860-4360.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo