Viana segue sob alerta de chuvas; Prefeitura orienta população sobre cuidados

Universal | Foto: Julio Victor

Viana segue em estado de calamidade pública devido às fortes chuvas que atingem o município desde a última quinta-feira (24). De acordo com boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), somente nas últimas 96 horas, a cidade foi atingida por mais de 300 mm de chuvas, causando alagamentos e deslizamentos de terra.

O município está em nível de atenção até este domingo (04) no aviso meteorológico divulgado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Segundo o alerta, é alta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações de córregos, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.

Por conta disso, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON) já foi estabelecido e o município, por meio do Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil, está em alerta para socorro, assistência e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre. Com o decreto de calamidade, escolas da rede municipal tiveram aulas suspensas. Órgãos da administração pública estão voltados ao atendimento de comunidades atingidas pelas chuvas.

Universal | Foto: Julio Victor

Neste período de desastre natural, precisamos preservar nosso bem mais importante: a vida. Por isso, o município orienta moradores a deixar casas imediatamente e procurar um abrigo mais próximo caso residam em áreas de risco ou locais que estejam apresentando sinais de perigo. A população pode acionar resgate da Defesa Civil de Viana, por meio do número (27) 99860-4360, e da Defesa Civil Estadual, por meio do número 199.

A Prefeitura de Viana reafirma o seu compromisso com a segurança dos cidadãos e está à disposição para ajudar. Desde a última quinta-feira (24), serviços de manutenção, reparos e vistorias têm sido feitos pelas secretarias de Defesa Social (SEMDES), Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS) e Agricultura (SEMAG), em diversas áreas da cidade em resposta rápida aos danos causados pelas chuvas.

Trânsito nas rodovias

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as rodovias que cortam o município, apresentam, no momento, cinco pontos de interdição parcial, sendo eles nos quilômetros 298 a 299 e 303 a 305 da BR-101 devido à erosão de encostas e alagamentos. Na BR-262, o quilômetro 16 apresenta interdição parcial devido à limpeza na via após deslizamento de terra, mas o trânsito segue em pare e siga.

A orientação é que motoristas redobrem os cuidados e evitem áreas de acúmulo de água.

BR-101 | Foto: Julio Victor

Prefeitura disponibiliza abrigos

As fortes chuvas fizeram com que 1.310 pessoas ficassem desalojados e outras 224 desabrigadas. A Prefeitura de Viana atuou, de forma rápida, para prestar apoio às comunidades atingidas e disponibilizou seis abrigos para atendimento à população.

Agentes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES) atuam no atendimento à população, cadastro de desalojados e desabrigados, além da entrega de mantimentos e donativos aos abrigos.

Confira abaixo os abrigos:

BAIRRO

PONTO DE ABRIGO

VIANA CENTRO

CMEI PROFESSORA BILUCA

RUA ALVIMAR SILVA, 81 - VIANA SEDE

BOM PASTOR

IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS

RUA GARCIA LORCA, 09 - BOM PASTOR

MARCÍLIO DE NORONHA

CMEI CALYPIO SIQUEIRA ROCHA

RUA OSASCO, S/N QD. 50 - MARCILIO DE NORONHA