Noite de gala para a Educação: Projetos de boas práticas são premiados

Foto: Kaio Torres

A melhor educação da Grande Vitória encontrou lugar de honra e valorização na noite desta terça-feira (20). Professores, pedagogos, diretores e servidores responsáveis pelo ensino dos nossos pequenos vianenses tiveram seus projetos de boas práticas premiados em um evento de gala no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha.

O 3° Seminário de Boas Práticas, projeto que ocorre desde 2017, é um desfile de ideias cujo intuito é acelerar o aprendizado dos alunos da educação infantil e ensino fundamental da nossa rede municipal. Projetos voltados para as disciplinas de português, matemática, linguagem de sinais, entre outras, foram conduzidos em diversas unidades escolares desde o início do ano letivo.

145 projetos de boas práticas de diversas categorias foram apresentados e, destes, 90 profissionais se destacaram e receberam troféus de 1º, 2º e 3º lugares. Para a avaliação, uma banca formada por 24 profissionais especializados em educação que atuam na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e no Governo do Estado estiveram presentes nos 18 dias de apresentações.

O vice-prefeito, Fabio Dias, prestigiou o evento de premiação e parabenizou a todos os professores do município por transformar a educação de Viana.

Foto: Kaio Torres

“As técnicas de ensino utilizadas por todos vocês são fundamentais para a cidade. Vocês, professores, tornaram Viana a melhor educação do Estado. As transformações sociais acontecem porque temos profissionais capacitados como vocês para educar nossa população”, destacou o vice-prefeito.

A secretária de Educação, Luzian Belisário, entregou os troféus para os vencedores e, em seu discurso, rasgou elogios a sua equipe de profissionais.

Foto: Kaio Torres

“Estou muito orgulhosa de vocês! Acompanhei de perto cada passo, ideias e projetos. Consegui ver no olhar de vocês a determinação para educar a população. Vocês merecem essa homenagem! Muito obrigada pelo trabalho de excelência”, comemorou a secretária.

Em 2022, a Secretaria de Educação de Viana realizou mais de 1.500 horas de formação continuada em serviço e outros 300 encontros de preparação para os profissionais da rede municipal de ensino. Mais de 1.300 certificados foram entregues de forma on-line aos professores. Além disso, os profissionais do município publicaram mais de 15 artigos científicos em uma revista acadêmica, em parceria com o IFES Campus Viana.

Na categoria “Melhor Projeto de Educação Especial”, a professora da EMEF João Paulo Sobrinho, Thays da Silva Pereira, foi a primeira colocada e, ovacionada, emocionou-se ao receber seu troféu:

Foto: Kaio Torres

“Eu acredito nos meus alunos, acredito no potencial de cada um deles. Tudo o que fiz foi pensando no futuro das minhas crianças. Esforcei-me bastante por todos e agora estou recompensada com esse prêmio, ainda mais por concorrer com projetos tão maravilhosos e importantes que transformam a vida de nossos alunos. Gratidão demais por todos vocês”, citou a professora.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo