ARTESANARTE movimenta Praça de Viana Sede

Artesanato e música boa foram as atrações da primeira edição da Artesanarte, a Feira de Artesanato de Viana. A festa, que começou às 8 horas, na praça em frente à Prefeitura, teve transmissão da Rádio Espírito Santo pelo programa Roda de Violeiro, e seguiu no período da tarde com programação cultural com moda de viola, músicos que vieram de vários municípios da Grande Vitória.

A Artesanarte é uma parceria entre as secretarias de Comunicação, Cultural e Turismo e a de Desenvolvimento Social, por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda, o Gerar. O objetivo é manter a Feira semanalmente, visando o fomento da cultura e turismo na cidade, bem como o incentivo à economia criativa de Viana.

"A Artesanarte é uma parceria de um programa que tem mudado vidas em Viana, o Gerar. Queremos incentivar as artesãs da cidade, gerando emprego e renda. Por isso, a Feira não ficará somente aqui em Viana Sede. Queremos levar para as outras praças do município. Assim, movimentamos estes espaços que as famílias vianenses frequentam, dando visibilidade ao trabalho dessas profissionais e incentivando a economia criativa da cidade", disse o prefeito Gilson Daniel.

Osvaldino Miler, morador de Viana Sede, acompanhou a programação da manhã e aproveitou para conhecer os bastidores do Programa Roda de Violeiro. "Escuto o programa há 40 anos e hoje aposentei o meu radinho para vir aqui na praça prestigiar essa festa, que promove a valorização do nosso município", disse.

A festa atraiu grupos de diferentes municípios como Marília Alves, moradora de Cariacica e integrante da dupla Marília e Jeronito. "Sempre acompanho esse eventos e estou achando uma atitude muito bacana para movimentar Viana", disse ela. Dona Eliene Figueiredo veio de Albenara, no norte de Minas Gerais, para prestigiar a Feira. "Isso deveria acontecer em todos os municípios. É uma valorização para o local e lazer para todas as idades. Estou emocionada", contou.

Os artesãos do município tiveram a oportunidade de expor os seus trabalhos e estavam animados com a iniciativa. Dona Marlene Lopes Gama, crocheteira, estava satisfeita com a primeira edição da Feira. "Achei uma oportunidade muito boa e espero que tenha um bom desenvolvimento. Estamos aqui com muita garra", explicou. Quinze expositores participaram da 1ª Artesanarte com variedade em produtos de EVA, tecido, panelas de barro, bonecas de pano, entre outros.

Artesanarte

A Feira de Artesanto de Viana, a Artesanarte, será realizada todo domingo, sempre das 13 às 18 horas, na Praça de Viana Sede, sendo realizada, também, em outros pontos da cidade, como na Festa de Araçatiba, em comemoração ao aniversário de 155 anos de Viana, no próximo dia 16.

Atendimento à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br