Córrego Areinha recebe obras de revitalização com recursos da iniciativa privada

Foto: Rulian Esquincalha

A população ribeirinha da região de Arlindo Villaschi, Areinha e Nova Bethânia vai ganhar um espaço belíssimo para lazer, prática de esportes e conexão com o meio ambiente. O Córrego Areinha receberá obras de revitalização visando proporcionar um ambiente com o favorecimento da biodiversidade, combate a poluição e a implantação de uma infraestrutura de parque linear.

A ação faz parte do projeto Semeando Água, realizado pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), que busca o mapeamento de recursos hídricos em zona urbana do município e apresenta soluções para áreas em estado crítico da cidade.

Para melhorar, o custo para a recuperação do córrego aos cofres públicos é zero. O projeto, que tem o custo inicial de R$ 550 mil, será 100% custeado por valores oriundos de compensação ambiental, segundo o prefeito Wanderson Bueno.

“Estamos fazendo um trabalho importante de revitalização de todo córrego em uma extensão de quase 2 km. É uma importante recuperação de uma área que era degradada e não utilizada pela comunidade, e agora vai ficar belíssima com todo trabalho que está sendo feito de Gramado em todo talude de várias plantas que estão sendo colocadas e todo esse trabalho está sendo feito um custo zero para Prefeitura”, destacou o prefeito.

Foto: Rulian Esquincalha

Serão realizadas ações voltadas para o preparo do terreno para receber as mudas, como: dragagem do córrego, roçada do terreno, marcação, ações de combate a insetos, cercamento da área, abertura dos berços para as mudas, adubação e por fim, o plantio da vegetação.

Após isso, serão realizadas as ações de Educação Ambiental junto à comunidade local. E, ainda, estão previstas a implantação de uma infraestrutura com equipamentos de lazer.

“Adotamos o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) neste trecho por meio do projeto Semeando Água, que busca a recuperação de áreas degradadas dentro da zona urbana consolidado, o maior desafio de todos os municípios. Esse projeto foi aprovado pela nossa equipe técnica e iniciado em dezembro. A partir deste mês, iniciaremos o plantio de mudas com a comunidade”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em sexta-feira, 06 de janeiro de 2023

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915