Associação de catadores assina contrato para realizar coleta seletiva em Viana

A Prefeitura de Viana deu um passo importante para efetivação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos no município. Na tarde desta quarta-feira (01), foi assinado o contrato de prestação de serviços de coleta seletiva com os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (ASCAMAVI). Com a assinatura, Viana se tornou o primeiro município da região metropolitana a firmar contrato com uma Associação de Catadores para realização de coleta seletiva.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Viana, Fabrício Machado, o objetivo desse contrato é de contribuir com o trabalho da coleta seletiva e da reciclagem no município, valorizar o trabalho da Associação e, também, a adequação do município ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a inclusão de associações na prestação de serviços.

A contratação de uma Associação de catadores para a realização da coleta seletiva na cidade é uma iniciativa inovadora, como explica o prefeito Gilson Daniel. “Outros municípios acabam contratando os serviços de uma empresa terceirizada para realização dessa atividade, mas o município de Viana preferiu fortalecer a o trabalho da ASCAMAVI e proporcionar dignidade e ampliação na renda de trabalhadores da cidade”,disse.

Para Hugo Santos Tofoli, coordenador do Instituto para o Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Espírito Santo (Sindimicro), a contratação dos serviços da Associação de Catadores de Viana proporciona o fortalecimento das Associações e, garante, também, a segurança financeira do grupo.

“Vale ressaltar que Viana é primeira Prefeitura da Região Metropolitana a contratar os serviços de uma associação para realização do serviço de coleta seletiva. E esse passo é de grande valia para os catadores, pois garante a renda dos seus membros, promove a inclusão social e reconhecimento do serviço desenvolvido por esses trabalhadores”, explica.

A presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (ASCAMAVI), Daiane Aparecida dos Santos, diz que

a contratação da associação para coleta seletiva no município gera mais dignidade para todos os catadores. “Estamos bem contentes com a assinatura desse contrato. Vamos nos empenhar para deixar a cidade limpa e organizada do jeito que ela merece”, pontua.

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Secretaria de Comunicação (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746