Prefeitura de Viana entrega 30 mil mudas de café conilón para produtores rurais

Foto: Julio Victor

Com objetivo de ampliar as oportunidades e investir na agricultura familiar, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), desenvolve mudas de diversas espécies no Viveiro Municipal. Além de estudos, boa parte dessas espécies é doada para as famílias vianenses.

Neste Dia Mundial da Agricultura, celebrado no dia 20 de março, o destaque vai para o café conilón, uma das espécies cultivadas no viveiro municipal.

Foto: Julio Victor

No local, foram produzidas mais de 30 mil mudas desta variedade de café, que apresenta bom crescimento no solo da cidade. Destas, 15 mil mudas já foram doadas e as outras 15 mil mudas estão sendo direcionadas a pequenos agricultores do município como uma alternativa de aumentar a renda familiar.

Na manhã da última sexta-feira (17), o município iniciou o processo de doação das mudas a produtores rurais. Cada um receberá cerca de mil unidades para a realização do plantio e desenvolvimento da cultura cafeeira de Viana

Foto: Julio Victor

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destaca que o projeto visa levar mais uma fonte de renda para a população do campo.

“As mudas de café foram produzidas no nosso viveiro municipal para fortalecer agricultura familiar. Essa variedade foi selecionada por conta do nosso clima, que é ideal para produção, mas também por ser um café de qualidade e que tem grande valor de mercado. Esse é o compromisso da gestão, gerar oportunidades para que todos os vianenses possam crescer junto com a cidade”, pontuou o prefeito.

Segundo o secretário de Agricultura Cezar Lázaro, cada produtor poderá obter até mil mudas de café para plantio, o que irá beneficiar cerca de 30 famílias.

“A proposta é levar essas mudas para os pequenos produtores rurais de Viana. É um trabalho importante para o município por favorecer nosso pequeno produtor rural. Eles poderão adquirir mudas de café para plantar e assim ter uma renda a mais em sua propriedade”, ressalta o secretário.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo