Escola da Família: Viana lança programa inovador de segurança nas escolas

Foto: Kaio Torres

Uma educação de qualidade se constrói com um ensino de ponta em um espaço seguro. Para isso, a Prefeitura de Viana lança o programa Escola da Família, ação inovadora no Espírito Santo que trará mais segurança ao ambiente das unidades de ensino do município.

Dentre as medidas estão a convocação de policiais militares e guardas municipais para atuarem nas escolas, botão do pânico e porta detectora de metal. As ações devem entrar em vigor em 45 dias.

O programa trabalha, de forma integrada, com serviços focados em quatro alicerces fundamentais para o ensino: segurança, atenção psicossocial, trabalho pedagógico e, o mais importante, a família. O objetivo é fortalecer o envolvimento e a parceria da família no ambiente escolar.

Foto: Julio Victor

O prefeito Wanderson Bueno destaca que a ideia é criar laços de pertencimento junto aos pais, que são corresponsáveis na formação dos alunos, pois ambos possuem papéis importantes, os pais na educação dos filhos e a escola na oferta de conhecimento e convivência social.

“O programa Escola da Família vai levar um contexto de núcleo familiar para dentro da escola, onde se tem amor, paciência, comunhão, responsabilidade e respeito mútuo. Da mesma forma que trabalhamos em um ambiente interno de uma escola, queremos ressaltar a responsabilidade da família nesse processo”, pontuou o prefeito.

Serviço de segurança

O primeiro pilar do programa é a segurança, instituída com a criação do Serviço de Segurança Patrimonial Escolar (SESPE) e do Grupamento Especial de Segurança Patrimonial Escolar (GESPE). Com as medidas, o município convocará, por meio de um convênio com o Governo do Estado, até 100 policiais militares da reserva para atuar de maneira voluntária nas escolas. Também haverá a convocação de policiais militares da ativa em regime de escala especial e a guarda municipal, também em regime de escala especial, poderá atuar.

Foto: Victor Andrade

“Vamos convocar profissionais com maturidade e experiência para atuação em um espaço como da escola. Conforme a nossa experiência com as escolas cívico-militares, a presença de um agente de segurança no ambiente escolar tem exercido várias funções, não só na segurança da comunidade escolar, mas também na construção de um ambiente escolar com civismo e respeito mútuo”, pontuou Bueno.

As vagas para lotação de militares estaduais voluntários da reserva remunerada que atuarão nas escolas municipais podem ser feitas no link abaixo

Inscreva-se

Os benefícios a estes profissionais serão recesso de 15 dias e férias de 30 dias, remuneração complementar de R$ 1.200,00, além das vantagens previstas na Lei Complementar 617/2012.

Ação conjunta com a Guarda Municipal

Foto: Julio Victor

Além disso, o programa vai fortalecer a atuação da Patrulha Escolar realizada pela Guarda Civil Municipal, com ampliação de visitas tranquilizadoras e monitoramento nas unidades. Outra medida é a instauração do Comitê Integrado de Diagnóstico de Ambiente de Risco Escolar, que, com a participação de diversas forças de segurança, vai vistoriar escolas a fim de encontrar pontos fortes e fracos das unidades. A comunidade escolar receberá ainda um treinamento em sistema de urgência para evacuação e situações de emergência.

Tecnologia em favor da segurança

As medidas fazem parte de um conjunto robusto que envolve Estruturação Tecnológica, instituindo o Botão do Pânico com integração ao videomonitoramento e alarme nas escolas. O diferencial proposto pelo programa é a instalação de portas detectoras de metal que fazem reconhecimento facial, uma tecnologia inovadora no Estado.

“Com esse projeto-piloto, instalaremos os equipamentos em uma EMEF e uma CMEI e vamos fazer testes exaustivos para escolher o melhor modelo e garantir segurança no ambiente escolar”, destacou o prefeito.

Família

Incluir a família neste processo é essencial. Por isso, será instituído o Serviço de Desenvolvimento, Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Família, que, por meio do Núcleo Educacional: Família e Escola (NEFE). Por sua vez, este ofertará o Serviço de Apoio Psicossocial Escolar (SAPE), com atendimentos realizados por Psicólogos, Assistentes Sociais e Fonoaudiólogos; além do Serviço de Saúde Mental, que ampliará a oferta por atendimento de Psiquiatria e Neurologia.

Foto: Victor Andrade

A secretária de Educação, Luzian Belisario, destaca que para se fomentar a paz nas escolas é necessário identificar o foco prioritário de ações e os agentes envolvidos.

“Precisamos nos proteger daquilo que não conhecemos. Identificamos onde está o problema e ele está em pessoas. É importante termos em mente que o objetivo principal é cuidar das pessoas”, ressaltou Luzian.

Atividades Pedagógicas

A educação é uma ferramenta na garantia de segurança e formação de cidadania. Com isso em mente, vamos fomentar e ampliar as atividades pedagógicas. Alguns exemplos são àquelas voltadas a políticas antidrogas, teatro escolar, consciência negra/diversidade humana, combate ao bullying, educação ambiental, educação e valores humanos.

Foto: Julio Victor

“É a hora de apresentar o outro lado da moeda, para que a gente possa agir, cobrar responsabilidade e trabalhar por uma sociedade mais justa, para que tenhamos uma cidade mais igualitária e de oportunidades, para promovermos, assim, uma cultura de paz em todos os âmbitos de Viana”, completou o prefeito.

Programa em várias frentes

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, do vice Fabio Dias, vereadores, representantes das polícias Federal, Militar, Civil e Penal, Guarda Civil Municipal de Viana, Corpo de Bombeiros Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Sindicato dos Trabalhadores (as) em Educação Pública (Sindiupes), secretários municipais; diretores das escolas municipais e demais autoridades.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo