Assistência Social realiza atendimento on-line para agendamento no Cadastro Único

Na busca de melhorar o atendimento utilizando as tecnologias existentes, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), inicia o atendimento online para solicitação de agenda de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico).

Para isso, o cidadão deve acessar o link abaixo, preencher as informações e aguardar o contato.

SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO

Essa é mais uma medida que a Administração implanta para tornar o atendimento mais eficiente e humanizado nos serviços.

Os moradores de Viana já podem iniciar a utilizar a ferramenta de solicitação de agendamento e aguardarão o retorno com as informações. É importante que tendo sido realizado o agendamento, o usuário compareça no dia, horário e local marcado, com toda a documentação necessária, pois a falta de comparecimento, ou de levar algum documento, provoca longa fila de espera por parte da população, trazendo muitos prejuízos para quem aguarda.

Documentos originais para cadastro e atualização (de todos os membros da família):

- Certidão de nascimento/casamento;

- Carteira de identidade;

- CPF;

- Carteira de trabalho;

- Título de eleitor;

- Último contracheque (para quem tem carteira assinada);

- Declaração escolar de crianças entre 6 e 17 anos com data inferior a três meses;

- Comprovante de residência (talão de água ou luz) com data inferior a três meses.

O que é Cadastro Único?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Quais os principais programas que utilizam o Cadastro Único?

- Programa Bolsa Família

- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e na Conta de Água

- Isenção de Taxas em Concursos Públicos e OAB

- ID Jovem

- Carteira do Idoso

- Acesso ao BPC

- Desconto na alíquota de contribuição previdenciária para donas de casa

Quando você deve ir ao CRAS para agendar a atualização dos seus dados no Cadastro Único?

- Beneficiários do Bolsa Família: a cada dois anos.

- Beneficiários do BPC/LOAS: uma vez por ano.

- Atualização de composição familiar, renda e/ou endereço.

Qual o canal de atendimento no Governo Federal?

Canais de atendimento para tirar dúvidas:

Telefone: 121 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas)

Quais os endereços dos CRAS?

CRAS Região I – Vale do Sol

Rua Rio de Janeiro, s/n, Vale do Sol

Base territorial: Areinha, Guaritas, Caxias do Sul, Vale do Sol, Soteco, parte de Nova Bethânia (antigo bairro Eldorado).

Atualmente, o atendimento do CRAS de Vale do Sol, que está em reforma, está sendo feito no CRAS de Campo Verde.

CRAS Região II – Marcílio de Noronha

Avenida Vitória, nº 11, Marcílio de Noronha

Base territorial: Universal, Ipanema, Canaã, Primavera, Marcílio de Noronha, Industrial e Treze de Maio.

CRAS Região III – Viana

Rua Major Domingos Vicente, s/n, Centro

Base territorial: Viana Sede, Bom Pastor, Ribeira, Araçatiba, Jucu, Vila Nova, Santo Agostinho, Santa Terezinha e toda a zona rural do município.

CRAS Região IV – Campo Verde

Rua São Francisco, s/n, Campo Verde

Base territorial: Campo Verde, Morada Bethânia, parte de Nova Bethânia, Vila Bethânia, Tanque, Coqueiral de Viana e Arlindo Villaschi.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo