Primeiras turmas do OportunidadES tem cursos concluídos

Essa sexta-feira (07) foi dia de encerramento de alguns cursos disponibilizados no Centro de Qualificação Profissional pelos programas Gerar e OportunidadES. As turmas fizeram apresentação de trabalhos como conclusão dos cursos, além de confraternização com os colegas.

A professora do primeiro curso de Recepcionista, Maria Íris Alves Batista, afirmou que percebeu em todos os alunos a vontade de aprender. “Conhecimento nunca é demais e eles vieram mesmo para aprender! Esses cursos são uma ótima oportunidade, e eles vão guardar isso pra vida toda”.

Tem aluno satisfeito com as aulas, como a estudante Gabriela Bonfá que estava em busca de uma capacitação que pudesse te atender em diferentes áreas e encontrou no curso de Informática e documentos para escritório. “Foi uma oportunidade proveitosa para aprender sobre uma área que desejo muito trabalhar”, explicou. Os cursos tiveram início no dia 14 de junho.

Em Viana, mais de 5 mil pessoas partiparam do processo que selecionou 570 alunos na cidade para os cursos do OportunidadES. Os cursos são ministrados por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho e, em Viana, são realizados no Centro de Qualificação durante a manhã, tarde e noite.

Foram encerrados os cursos de: Confeitaria Básica; Doces finos para festas; Panificação; Informática e documentos para escritório; Técnicas de vídeos para Youtube; Instalador de Redes de Computadores; Almoxarife; Administração de estoque e armazenamento; Recepcionista; Unhas decorativas; Decoração de Festas e Recepcionista.

Programa Gerar

O Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda, o Gerar, da Prefeitura de Viana, visa ampliar as parcerias para continuar oferecendo oportunidades para o vianense. Além da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estão entre os parceiros do programa.

Novas vagas em cursos

Novos cursos estão sendo disponibilizados no Centro de Qualificação e, para participar, os candidatos interessados poderão realizar as inscrições na Agência de Empregos de Viana, em Viana Sede, ou pelo telefone 2124-6720.

Confira as vagas e o período da realização das aulas dos cursos:

Operador e manutenção de Motosserra (10 vagas)
Data: 11, 12, 13 e 14 de julho

Doces cristalizados, geléias e conservas de vegetais (10 vagas)
Data: 29, 30 e 31 de julho

Pizzaiolo (25 vagas)
Data: 07 e 08 de agosto

Plantas Medicinais (27 vagas)
Data: a definir

Salgados de Festa (26 vagas)
Data: 09 e 20 de agosto

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré